Persona 3 Reload é FENOMENAL, um dos melhores jogos de 2024. Se tornou meu 2º persona favorito da franquia, atrás apenas do Persona 5 Royal.

Persona 3 Reload merece todos os méritos de levar para gerações atuais uma história fantástica, com personagens interessantíssimos, e mensagens lindas sobre a vida (e a morte). Foi meu primeiro contato com o Persona 3, não joguei as versões FES, Portable, etc, mas pelas gameplays, dava para ver que era um jogo com mecânicas e jogabilidade no geral bem datadas, apesar da história fantástica.

A versão Reload leva esse jogo fantástico para as novas gerações de consoles, com aprimoramentos gráficos e de gameplay que melhoram MUITO a vida útil do jogo, além do fator replay.

A história desse jogo me surpreendeu muito, e se tornou uma das minhas favoritas da franquia, superando a do Persona 4 e batendo de frente com a do Persona 5, minha favorita. Toda a história por trás das sombras e da Hora Sombria, o papel dos personagens (especialmente do protagonista) no que está acontecendo, os (enormes) plot twists, tudo isso contribui para uma narrativa muito bem escrita e interessante. E o final desse jogo, meus amigos, um dos melhores e mais emocionantes que já vi.

Gosto de pensar que todo jogo de Persona tem uma grande temática por trás. Persona 5, para mim, é sobre Sociedade. Persona 4, sobre a busca pela verdade.

Já o Persona 3, fala sobre morte. Fala sobre o sentido da vida, sobre a importância de viver e ter um propósito, e de cultivar as relações mais importantes para você, quem amamos. Não é à toa que o jogo tem uma pegada mais "dark" do que outros Personas, com vários acontecimentos chocantes e de partir o coração, mas a mensagem final do jogo, é magnífica. Assim como nos outros jogos, eu chorei com Persona 3 Reload, mas parece que neste jogo específico, os momentos emocionantes me impactaram um pouco mais.

Sobre os personagens, assim como em outros jogos da franquia Persona, são muito interessantes no geral. Claro que, novamente, assim como os jogos anteriores, não são todos os que vão roubar nossos corações (Rei Gourmet, por exemplo, terrível), mas os creio que a maioria são interessantes.

P3 Reload tem talvez o MELHOR social link que já vi na franquia: Akinari, que fica disponível perto da metade do jogo, aos domingos, na região do Santuário. Eu recomendo fortemente que vocês façam o Social Link dele, pois é não só um dos melhores do jogo, mas talvez de toda a franquia. Um dos momentos que mais chorei jogando o game foi com ele.

Os personagens principais da party são fantásticos em Persona 3 Reload, profundos, com várias camadas, e desenvolvimento.

Destaque para Aigis, minha personagem favorita do jogo todo, que cresce cada vez mais no último terço do jogo; Yukari, que tem uma importância gigantesca na história e evolui muito ao longo do game; Junpei, que tem a melhor evolução do jogo inteiro, a ponto de eu começar odiando e terminar amando; e Koromaru, talvez o melhor "membro pet" de toda a franquia.

Preciso falar também sobre o protagonista, popularmente conhecido como Makoto Yuki. Admito que, até quase metade do jogo, achava ele bem sem graça, inferior a outros bem mais carismáticos, como Joker de P5 e Yu de P4. Mas depois que é revelada a história de Makoto, e a importância dele para o que estava acontecendo na trama, ele cresceu muito para mim, e não parou de crescer até o final, se tornando meu segundo personagem favorito do jogo, atrás apenas de Aigis. Sem entrar em maiores detalhes, mas o arco final do jogo mostra que Makoto é um grande personagem, um grande protagonsta, um grande amigo.

A gameplay e o combate de P3 Reload estão fantásticos. A Atlus pegou diversos elementos do combate de Persona 5, que eu amo, e colocou no Reload, e o resultado é um combate muito mais fluído do que a versão original, muito mais satisfatório e com mais possibilidades. Destaque para as trocas de personagens e os golpes especiais com Teurgia, extremamente satisfatórios e lindos de se ver. Dá vontade de usar todos os membros da party, e é difícil depois de um tempo montar seu time titular, pois gostei muito de usar todos eles, cada um com suas particularidades e vantagens.

O Tártaro está muito melhor, mais interessante, com novos elementos de combate e exploração que incentivam o jogador a de fato querer explorá-lo. O Tártaro não está cansativo e monótono como era no Persona 3 original. Obviamente, não tem a mesma originalidade e exclusividade como os palácios de Persona 5, mas está muito mais divertido e interessante.

O jogo traz algumas mudanças em social links que conseguem valorizar mais muitos personagens, como os membros masculinos da party, com novos eventos e encontros disponíveis que aprofundam suas histórias.

Por fim, a música, que dispensa comentários. Fantástica, incrível, viciante, fenomenal, no melhor padrão Persona. O jogo traz arranjos remasterizados e modernizados de clássicos do Persona 3 original, além de novas músicas exclusivas da versão Reload, que são tão incríveis quanto. Com certeza afirmo que já é uma das melhores trilhas sonoras do ano.

Conclusão: Persona 3 Reload é um jogo fantástico, essencial não só para fãs da franquia, mas também uma ótima porta de entrada para quem nunca jogou outro jogo de Persona antes. Um jogo que passa lições importantíssimas sobre a vida e as relações com quem amamos. Uma história muito boa, com vários plot twists, personagens fantásticos, um combate maravilhoso, uma trilha sonora digna de Grammy. Conteúdo refeito e melhorado em relação ao original, e novas adições muito legais. Um dos melhores jogos do ano, e um jogo que passa a ocupar um lugar especial no meu coração.

Nota: 10/10

Reviewed on Feb 21, 2024


Comments