This review contains spoilers

Como um jogo repleto de referências consegue ser divertido, carismático e único? Essa foi uma das principais perguntas que rondou minha cabeça durante as primeiras horas de Dead Estate e de certa forma foi o que me levou a fazer uma análise mais detalhada.

Pode parecer estranho, mas essa quantidade de ideias compondo o enredo e até a gameplay criou um ambiente muito mais divertido do que o esperado, o que não é muito comum já que existe uma grande quantidade de jogos que tentaram mais do que o possível e acabaram errando na mesma proporção.

Como disse no início, um dos grandes destaques desse jogo é seu carisma na arte, nos personagens e até em diálogos. Porém, ele não possui muito enredo e consequentemente não temos tanta variação de personalidade entre os personagens, o que acaba se diferenciando quando o assunto é habilidades, armas e sistemas de jogabilidade, pois Dead Estate realmente brilha nessa parte.

Existem um total de 8 personagens jogáveis e cada um possui roupas variáveis (A e B), deixando tudo mais recompensador. Atrelado a isso, existem muitas áreas da mansão com chefes e inimigos relativamente distintos, criando um ambiente bem mais complexo e difícil do que normalmente encontramos. Além disso, o jogo não te fala como conseguir cada uma dessas coisas, então se você não procurar por um guia pode ficar um pouco chato ou repetitivo.

O enredo não é aprofundado, mas cumpre com o objetivo conforme comentado. Já a gameplay é justamente a melhor parte, pois é extremamente divertida e viciante ajudando no alto nível de rejogabilidade. Infelizmente, a variação dos locais acabou sendo estranha, ou seja, muitas salas acabam se misturando e se tornando mais longas do que o necessário criando um sistema impossível de se explorar totalmente caso você queira sair antes do perseguidor chegar.

O jogo também não está imune a bugs, então muitos podem ter quedas de FPS, travamentos e alguns outros problemas. Apesar desses bugs terem acontecido comigo, nunca encontrei nenhum problema que me fizesse perder toda a tentativa, mas isso talvez aconteça com alguém.

No final, pelo preço e pela diversão Dead Estate se tornou um dos poucos jogos possíveis de se comprar e recomendar pelo preço cheio.

Reviewed on Sep 02, 2022


Comments