Antes de tudo, queria deixar registrado de que esse jogo foi uma das melhores recomendações que recebi em 2023.
Para a pessoa que me recomendou isso, muito obrigado.

Monster Boy é uma espécie de sucessor espiritual de Wonder Boy (jogo do Master System e Mega Drive) e não, eu não joguei nenhuma das duas versões antes ou fui atrás de informações sobre o jogo. Apenas me joguei confiando na recomendação.

Começamos o jogo com uma incrível abertura animada e cantada para logo mais sermos introduzidos de fato ao jogo.
Jin, nosso personagem, está pescando pacificamente quando do NADA aparece seu tio Nabu em cima de um barril voador passando por uma ilha em formato de caveira, e com sua varinha mágica ele transforma nosso peixe inofensivo em um predador. Certo, após Jin presenciar isso tudo o que ele decide fazer? Simples. Ele pega sua espada, escudo e vai atrás do seu tio.
E é aí que o jogo começa.
Monster Boy está repleto de cenários desenhados em alta resolução com efeitos de iluminação, sprites bonitos, chefes gigantes, músicas cativantes, jogabilidade atrativa e a possibilidade de poder se transformar em 5 animais e herdar suas habilidades.

Geral

Se mover, atacar, pular e entre outras ações não serão problema para ti nesse jogo... quero dizer, caso você já esteja acostumado com o gênero metroidvania. Bem, eu sou um jogador de primeira viagem desse gênero e acredito que ele seja bem light se compararmos com, por exemplo, Hollow Knight.
É uma porta de entrada para novos(as) jogadores(as).
Gente, a exploração é a chave para tudo nesse game. Você só irá ficar mais forte e entenderá mais das mecânicas se explorar o mundo de Monster Boy com as transformações que desbloqueiam conforme a estória progride.

Você pode até achar o Monster Boy algo fácil, mas até mesmo na 1ª fase suas habilidades com o controle serão testadas assim como um tutorial. Sua dificuldade é até um pouco elevada depois de algumas horas avançando, ainda mais com os puzzles que alguns podem te fazerem questionar do por quê não estar dando certo aquilo de acordo com seu raciocínio.
Os inimigos e chefes não terão pena de você. É tu ou eles, escolha.
Equipamentos irão te ajudar bastante ao longo da jornada, isso é claro que eu entenda que você juntou umas moedinhas. Com tais moedas podemos comprar cura, armas, escudos, armaduras, feitiços, habilidades das transformações, upar o Jin e até mesmo colecionáveis.
Nenhum equipamento é inútil nesse jogo, até mesmo aquela bota que você deixou de lado no início do jogo pode vir a ser extremamente útil lá na frente.

Detalhes das transformações:

- Humano/Jin pode usar todos os equipamentos, fazer combos pequenos, usar magias/feitiços e mais pra frente usar esquiva;

- Porco perde a capacidade de usar qualquer tipo de equipamento, pode cheirar o ambiente para descobrir segredos, pode usar magias, fazer combos e nosso peso aumenta ao ponto de afundarmos na água (cuidado com a respiração);

- Cobra possuí tamanho e peso menores, pode passar por lugares estreitos, pode escalar paredes com musgo, nosso pulo é reduzido e jogamos veneno;

- Sapo consegue nos trazer a possibilidade de usarmos nossos equipamentos novamente, nosso pulo está aprimorado, podemos nadar e respirar na água livremente, nossa língua nos ajuda para o alcance de objetos, lugares mais altos e devorar insetos para restauração do HP;

- Leão quebra blocos por baixo e por cima (esse é mais tarde), e tem um dash que permite o player correr sob a água e parecer um tanque de guerra sem deixar ninguém contar história;

- Dragão pode voar e soltar fogo, só que no início tais habilidades são limitadas, porém ao decorrer da gameplay conseguimos um item que remove tal limitação.

Se sentiu o Ben 10 agora?
E sim, podemos nos transformar livremente entre cada forma, pois existirão puzzles que irão nos desafiar para trocarmos entre as transformações em timings corretos.

Conclusão

Cara, pode parecer rude da minha parte, mas nesse jogo você vai precisar usar seu cérebro. Tem que fazer ele acordar de fato.
Tudo o que nosso personagem fará se resumirá em progresso e coleta dos itens, e apenas isso.
O jogo foi uma surpresa incrível para minha pessoa e com toda certeza recomendaria para alguém sem pensar duas vezes. O tempo de duração não é curto, ainda mais se estiver atrás do 100%, mas relaxe não é nenhum desafio que irá te levar a loucura. A estória é simples, contudo é bem palpável pra você continuar pela curiosidade imposta na mente.
Caso você tenha feito o 100% em alguma run (consiste em explorar o mapa 100%, encontrar todos os corações, abrir todos os baús do jogo, completar a masmorra secreta, obter todas as peças do conjunto dourado e etc) já fique sabendo que não existe NG+ nesse jogo, e isso me deixou triste. Adoraria se tivessem alguns Extras após fazermos tudo do jogo só pra sentirmos um gostinho de "eu consegui esse conteúdo adicional".
De resto gostaria muito de ver um Monster Boy 2 algum dia e que ele consiga se manter na mesma qualidade que o 1º.

Reviewed on Nov 08, 2023


2 Comments


5 months ago

Tá pra nascer um jogo ruim que eu tenha recomendado 🤓

5 months ago

@Bertolomeu se eu começar a citar... hmmmmm kkkkk