9,5/10 - Sensacional.
Possivelmente o melhor jogo de sua geração.
Metal Gear Solid, sequência de MG2SS, é um jogo revolucionário e a frente de seu tempo (adjetivos comuns em obras de Hideo Kojima), que não só inspirou diversos artistas com produções boas, mas transformou elementos furtivos (sim, elementos!) em um gênero de videogames. No stealth e indústria dos jogos, ache o que quiser, há um antes e depois de Metal Gear Solid.
Se esse jogo fosse um survival horror, seria um Resident Evil ou um Alone in the Dark. Deixando a bajulação de lado, eis os motivos:

Uma das grandes revoluções na franquia Metal Gear, que havia saído dos 8 bits para 32. Solid Snake agora com um modelo 3D e design fixo e marcante, mantendo ainda algumas referências a filmes que MG e MG2SS tinham inspirações, vide a bandana de Solid Snake (que se tornou marca registrada do personagem). Os diálogos do codec agora com animações dos personagens, trazendo maior presença deles para o enredo, que é de longe o melhor do PlayStation.

As mecânicas de gameplay trazendo todas as possibilidades de MG2SS para o 3D. As boss fights sensacionais, com ótimo desafio e bosses com suas personalidades, estórias, e combates excelentes (mas acho que a última luta contra o Liquid poderia ser mais fácil, o cara te dá um socão que tira a vida equivalente há uns seis socos seus).

Shadow Moses tem um cenário lindo, que funciona para o backtracking cíclico de algumas partes do jogo (salvas exceções como a parte proposital do cartão PAL).

TODOS os personagens são maravilhosos e trazem participações riquíssimas para o enredo e franquia como um todo. Um dos diálogos com Mantis, e outro com a Naomi pelo codec me emocionaram pela sua profundidade e qualidade elevada.

A trilha sonora original prioriza músicas ambientes para a imersão do jogador (algo comum na franquia), mas traz também uma música tema dos créditos: The Best is yet to Come, que é linda, e emocionantemente casa com todos os momentos em que aparece.

Apesar de eu ter sentido mais o jogo na primeira zerada, ainda digo que MGS é um dos, se não O melhor jogo do PlayStation. A partir daqui, videogames não são apenas besteiras sem sentido, feitos exclusivamente para comércio e entretenimento, eles podem expressar algo além, alguma mensagem importante, tudo isso simultaneamente em manter alguém entretido por horas.

Recomendo demais, é a melhor entrada para a franquia, e um excepcional game. É um jogo completo que tem todos os seus aspectos gerais bem elevados somado à riqueza de detalhes que culminam numa sequência com uma das melhores estórias ficcionais existentes.
Duvida? Zere Metal Gear Solid.

Reviewed on Feb 21, 2023


Comments