Log Status

Completed

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Unrated

Time Played

--

Days in Journal

1 day

Last played

January 10, 2023

Platforms Played

DISPLAY


Review completo: https://gamelodge.com.br/vengeful-guardian-moonrider-e-divertido-como-assistir-a-tv-manchete-depois-da-escola/

Moonrider e o poder de desbloquear memórias
Como alguém que já passou dos seus 30 anos, é impossível não me identificar facilmente com as referências do jogo. É curioso que Moonrider tem um tipo diferente de brasilidade, daquelas que remetem ao Brasil dos anos 80 e 90 utilizando elementos que não fazem parte diretamente da nossa cultura.

Essas duas décadas foram marcadas pela enorme popularidade de séries e animações japonesas na TV aberta. A Rede Manchete foi um marco nesse aspecto e jogar Moonrider automaticamente me fez relembrar de quando eu chegava em casa da escola e devorava os tokusatsus e animes que passavam na emissora.


Isso já tinha sido feito anteriormente pela Behold Studios com Chroma Squad, inspirado no seriado Power Rangers, outro grande sucesso no Brasil. São jogos que conversam com um público que cresceu assistindo esses programas e dão uma gostosa sensação de nostalgia.

Naturalmente que os mais jovens vão aproveitar da mesma maneira, mas para os já não tão jovens há um sentimento um pouco mais especial de saudosismo, mas de forma positiva é claro.

Importante também ressaltar a qualidade e a maturidade dos desenvolvedores brasileiros, como a própria JoyMasher, que vem consolidando o Brasil como um país que produz bons jogos. Temos hoje desenvolvedores competentes e criativos que não se prendem as suas referências, apenas emulando o que já foi feito antes, mas conseguem pôr personalidade em seus jogos.

Vengeful Guardian: Moonrider é mais um importante capítulo na história do desenvolvimento de jogos no Brasil. E que nosso futuro seja cada vez melhor daqui pra frente.