This review contains spoilers

"I raised you. I loved you. I've given you weapons, taught you techniques, endowed you with knowledge. There is nothing more for me to give you. All that's left for you to take, is my life, by your own hand. One must die, and one must live. No victory, no defeat. The survivor will carry on the fight. It is our destiny... The one who survives will inherit the title of Boss. And the one who inherits the title of Boss will face an existence of endless battle."

Metal Gear Solid 3: Snake Eater sempre foi para mim o melhor jogo de PS2 e sem dúvidas um dos melhores jogos da história, entretanto, a câmera dele sempre foi um impasse para decidir se ele realmente era meu top 1 jogos dentre todos os outros e jogar Metal Gear Solid 3: Subsistence respondeu todas as minhas perguntas. Metal Gear Solid 3 é sem dúvidas o melhor jogo já feito. Isso é, obviamente, uma análise dos dois jogos como uma coisa só, logo, levo em conta toda a experiência original, junto à experiência aprimorada com uma câmera magnífica que apenas soma ao jogo, finalmente permitindo que este alcance seu máximo esplendor.
Metal Gear Solid 3 não é um jogo apenas, ele é uma experiência absurda, cinematográfica, musical, tudo nele é simplesmente um espetáculo. Desde o início, os personagens são trabalhados com um esmero magnífico, desde Snake, o personagem principal, até os personagens mais deixados ao fundo da narrativa possuem uma personalidade própria, é impossível não notá-los e tudo isso somado à história genial construída por Hideo Kojima é simplesmente incrível.
Eu amo tudo nesse jogo, desde sua ambientação que realmente coloca o jogador na pele de um sobrevivente, tendo que passar por todo tipo de cenário, enfrentar todas as adversidades e criar estratégias para passar pelos inimigos despercebidos, ou, caso queira e tenha os recursos, simplesmente sair igual uma máquina de guerra em meio aos inimigos, aliás, você controle ninguém mais, ninguém menos, do que o grandioso Naked Snake (futuro Big Boss), o herói dos Estados Unidos da América (ou será que não? Heróis realmente existem?).
Graficamente esse jogo é espetacular, dentre tudo no PS2, acredito que seja o jogo com melhores gráficos, todos os detalhes são muito bem feitos, além de que deve-se aplaudir a obra-prima que são os personagens, todos possuem animações extremamente bem feitas, para a época, as animações faciais são extremamente à frente em seu tempo.
Musicalmente, eu não tenho do que reclamar também, a trilha sonora é uma das coisas mais belas de todos os jogos, subir uma escada se torna em uma mistura de emoções, até mesmo os créditos são emocionantes devido a escolha magnífica das músicas presentes durante o jogo.
Sua jogabilidade, como já citada anteriormente, é incrivelmente bem feita, cheia de mecânicas diferentes que expandem suas possibilidades e o único problema do lançamento original que era sua câmera travada em Snake Eater, algo que não fazia qualquer sentido após o lançamento do segundo jogo, visto que a Konami já possuía conhecimento e tecnologia suficientes para desenvolver uma câmera livre ao jogar, algo que é presente por sua vez em Subsistence.
Sendo assim, eu não tenho o que dizer além de que esse é o meu jogo favorito de todos os tempos e estou extremamente animado para o remake, mesmo com todos os problemas da Konami.

"You're a soldier! Finish your mission! Prove your loyalty! Face me!"

Reviewed on Jun 12, 2023


Comments