NOTA: 9,0

Dragon's Dogma II é um RPG em mundo aberto com foco na progressão de habilidades e classes e combate contra inimigos colossais, em um grupo até 3 aliados que funcionam através de um sistema de peões online, sendo um deles o peão principal. Além de contar com excelentes gráficos e principalmente ótimos efeitos especiais de magia e etc, conta também com uma trilha sonora bem envolvente.

A história do game é extremamente simples e as side quests bem genéricas, sem muita personalização. É exatamente o que eu teria concluído se eu não entendesse a proposta da Capcom para o título. Diferente de alguns RPGs lançados nos últimos anos, a jornada do Arisen é cheia de segredos que os devs souberam esconder. Não só o game constantemente faz o player questionar alguns finais de quests que podem acabar criando novas cadeias como o true ending que dá origem ao Unmoored World, um mapa muito alterado em relação ao original, com novos equipamentos, quests e boss fights. Além da própria exploração em si já revelar mais quests, novos chefes como a Medusa (que esconde mais segredos) E um sistema de enigmas da Sphynx que eu achei genial.

* SPOILER MAIS RELEVANTES AQUI

Se por um lado, os segredos do game me manteram imerso para vasculhar cada centimetro do mapa, a limitação do sistema de carregar saves de DD2 é o que faz muito desses segredos se tornarem perdíveis até que se inicie um ng+ e faça tudo de novo. Como resultado, o player necessita muito de um guia para que tenha a experiência definitva da obra. Como por exemplo, fazer as escolhas certas no ending para acessar o Unmoored World ou se não ter 100% de relacionamento com seu peão principal para que no ending do Unmoored Wolrd, de fato o peão defina seu papel especial e o protagonista quebre a manipulação da grande vontade, liberando o mundo de um ciclo eterno e sua destruição (que final foda por sinal).

Ainda sobre o ending definitivo, fica aqui minha decepção pois eu esperava uma boss fight final que nem outras contra os draconianos ou dragões foram e não um simples plataforma.

Além disso, DD2 também carrega problemas de otimização e embora não sejam tão impactantes, aparecem bastante principalmente nas regiões mais povoadas por NPCs como as cidades onde a queda de FPS é bem grande. Sem falar das crashadas que foram até que constantes nas primeiras 30-40 horas de game.

Por fim, apesar de ter me divertido muito pela variação e bom ritmo de combate, o game é relativamente fácil em sua maioria, apesar de eu ter conseguido até burlar um pouco fazendo o game com apenas o peão principal e até mesmo solo algumas vezes. Ao experimentar o mod Custom Difficulty no ng+ a aventura de fato foi muito mais gratificante, tornando o game mais punitivo.

Portanto, Dragons Dogma 2 é fenomenal, seria um game a nível de FF7 Rebirth na minha opinião, se tivesse como dar load em cada auto save para evitar que se perca conteúdos muito relevantes que sem conhecimento prévio são perdíveis muito facilmente e se tivesse presente opções de dificuldade mais avançadas. Ainda sim, para amantes de RPG recomendo o game seja com o mod de dificuldade (recomendo algum de backup de save também) ou não. Já que de fato o game surpreende na quantidade de conteúdo que se esconde. Sensacional!

Reviewed on May 07, 2024


Comments