O melhor: As influências de SMB 3 na qualidade do jogo, mas mantendo um lado mais criativo do primeiro Land
O pior: O jogo não é um sopro como o anterior, mas ainda é muito curto
Wario: O primeiro grileiro dos videogames?

Super Mario Land 2 é uma excelente sequência, melhorando em absolutamente todos os aspectos em relação ao jogo anterior. As fases são maiores e mais detalhadas, os sprites são gigantes e cheios de personalidade e, assim como em SMB 3 e World, há um World Map, com a diferença é que aqui ele já está todo aberto, permitindo acesso a cada uma das 6 áreas diferentes do jogo. Assim como no primeiro Land, cada "zona" tem um tema próprio, e foram tomadas liberdades ainda maiores dessa vez: uma área se passa em uma casa gigante, com cada fase representando uma parte da casa, enquanto outra área é nada menos do que um Mario mecânico gigante.

SML 2 também talvez seja o único jogo de plataforma estrelando o encanador onde ele não tem que salvar algum outro personagem. Não tem princesa neste jogo, e o castelo que Wario tomou posse pertence ao próprio Mario. Origens monárquicas secretas à parte, é difícil imaginar um jogo assim sendo feito pela Nintendo hoje em dia. O que de certa forma me faz apreciar mais essas iterações do Game Boy. Os controles estão melhores do que no primeiro Land, embora ainda não tão precisos e ágeis como em SMB 3. Porém, exceção à última área, as fases e os bosses são bem fáceis. Há bônus secretos que justificam revisitar algumas fases, e eu acho interessante como o level design considera a utilidade de cada power up (há blocos que só são quebráveis usando a Fire Flower, por exemplo).

Infelizmente o jogo só dura em torno de 2 ou 3 horas, mesmo explorando ao máximo tudo o que ele tem para oferecer. Uma pena que Mario 2D ficou tanto tempo com as versões "New", das quais não sou muito fã (pelo menos do que joguei), mas agora com o anúncio de Super Mario Wonder fica a esperança de que esse lado mais inventivo dos jogos Land seja recuperado nos jogos 2D.

Reviewed on Aug 12, 2023


Comments