O começo de uma franquia gigantesca e histórica.

O que eu falei la na review do The Last of Us Part I sobre ele ser um jogo que mudou totalmente a forma das pessoas enxergarem os jogos, também vale e encaixa perfeitamente pro Resident Evil 1.

Vale lembrar que, apesar de RE1 não ser o primeiro survival horror lançado ele foi (na minha visão) o primeiro a dar uma girada na chave pra que os próximos que viesse nesse estilo, brilhasse de maneira magnífica.

Dado este ponto sobre a influência do título de terror da Capcom, vamos a um lado mais pessoal e dizer o que eu achei do jogo em si.

Bom de começo eu não estranhei o jogo nem um pouco porque eu já sou bem familiarizado com os jogos antigos da franquia, e o primeiro segue quase o mesmo esquema de controle que sinceramente funciona super bem. Foram poucas as vezes que eu me vi enrolado pra atirar em algum inimigo, mas em alguns momentos principalmente pra empurrar caixas ou objetos afim de solucionar puzzles, o controle se demonstrou um pouco falho, um movimento errado e eu devia sair e entrar na sala novamente pra resetar a posição e fazer tudo de novo.

E como eu comecei a falar de puzzle, RE1 não decepciona nos seus quebra cabeça na verdade eles são muito bem feitos e da uma satisfação enorme quando você consegue acertar um enigma. Uma coisa que achei interessante é que os puzzles desse Resident Evil em específico, são um tanto mais simples do que os dos outros, só teve 1 ou 2 que eu tive de dar uma olhada na internet pra saber como resolver.

Mas relaxe que esse aqui não é um daqueles jogos antigos que você tem que ficar com um papel de detonado ao lado pra zerar, ta? RE1 é intuítivo e se você explorar cada salinha seguir o esquema de sempre de bater em cada porta você raramente vai ficar sem saber aonde ir, checa sempre os itens que não vai ter erro.

O tamanho do jogo também é algo agradável cheguei a finalizar ele em apenas 5 horinhas e foram 5 horas de tensão contínua, então se tu tem problema com isso ja vai ficando avisado ai que esse jogo tem uma pegada bem macabra e cruel que vai te deixar com o rabinho preso.

Eu não vou dizer nada sobre a história pra não dar spoiler, mas já adianto que ela é muito boa apesar das atuações toscas da época. Os personagens postos como nossos companheiros são marcantes e os vilões também não ficam de fora, todo bixo que você encontra aqui vai ficar na tua cabeça por um bom tempo, principalmente o Boss final..

Vale a pena jogar RE1 do PS1 atualmente? Vale sim, mas recomendo jogar a versão Remake que é mais bonitinha e mais agradável, mas de PS1 também não fica pra trás os gráficos envelheceram sim porém ainda tem o teu charme próprio !

Reviewed on Jun 04, 2024


6 Comments


14 days ago

Tava falando pros meus amigos esses dias do meu primeiro contato com esse game lá quando eu tinha uns 8, 9 anos de idade. Não cheguei a jogar, era meu irmão e os meus primos que tavam jogando. Eles alugaram um Playstation 1 de uma locadora (doidera que dava pra fazer isso) e um monte de jogo. Testaram todos, mas passaram a maior parte do tempo no Resident Evil 1. Jogão da porra e o remake é melhor ainda.

14 days ago

@RicardoEDR sensacional que na época dava pra alugar console não sabia disso KKKKKKKKKK po o RE1 é muito bom cara todo o tempo que fiquei jogando ele eu não pensava em parar por 1 segundo, absurdo mesmo. To ansioso pra começar o Remake porque joguei ele a um tempão atrás e não lembro de muita coisa

13 days ago

Quais as diferenças do original pro Director's Cut que tu jogou?

13 days ago

@CDX Pelo que pesquisei o Director's Cut adiciona novos modos de jogo e roupas diferente pros personagens, também adiciona item novo e inimigos aparecendo em outros cantos que não aparecia no seu lançamento original, tem um bagulho que ocorre no Director's Cut também que foi oficializado depois no Remake la de Gamecube

13 days ago

Esse bagulho por acaso seria

SPOILERS DO JOGO ABAIXO

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

A Lisa Trevor? 👀

13 days ago

@CDX pior que não é ela não KKKKKKKKK é outra parada bem menos impactante mas interessante