Desde já deixo avisado que não sou fã de Rogue like, porém Hades foi um dos únicos que me prendeu, e eu tenho pouco e ao mesmo tempo muito a falar desse jogo.

Hades na gameplay traz mecânicas divertidas e que não cansam tanto, toda vez que você entra em Hades pra jogar você tem a mesma sensação da primeira vez, e toda vez que você equipa armas diferentes é como se tudo mudasse e se tornasse novo, os impactos do combate nos inimigos, a destruição dos cenários e o design bem construído, faz com que Hades seja um jogo único e com certeza indispensável.

A respeito da história, ele gira em torno de trama de família, mas que ensina muito pra quem joga sobre empatia, amor e amadurecimento. A gente ver no início do jogo o nosso protagonista não entendendo o que a vida lhe traz, e sua teimosia o impede de compreender as razões de tudo ser como é, mas quando vamos passando pelas áreas do jogo, prestando atenção em cada diálogo. Percebemos um amadurecimento de Zagreu, ele comece a entender o seu real objetivo e quanto mais respostas recebe, mais dúvidas surgem em sua cabeça, o que faz a escalada do jogo repetir varias e varias vezes, até que Zagreu no fim consiga o que ele sempre quis desde o início.

A relação de Zagreu com os deuses, ou parentes de Hades, chame como quiser chamar. É uma relação amigável e que não se estende tanto ao longo do jogo, mas incrementam pontos positivos na história, mostrando cada tiquinho da personalidade deles mas não deixando de lado o que todos eles tem comum, o sentimento irracional de vingança e um ego inflado.

Você percebe que Zagreu se encaixa na família dele como uma ovelha negra, mas uma ovelha negra que faz tudo o que os outros nunca pensariam em fazer, que ultrapassa as regras, valoriza suas amizades e mostra a todos ao seu redor, o quão forte pode ser o poder da Empatia, e além de tudo, o quão poderosa é a sua curiosidade incessante.

Unico ponto negativo que eu vi na história do jogo, é a necessidade de rezerar ele diversas vezes para alcançar o objetivo principal, que é o fechamento do game, pra mim isso não incomodou tanto. Porém, pode ser frustrante se você não gostar tanto de repetir o jogo, só posso te confirmar que enjoar dele, tu não vai!

Enfim, esse jogo tem muitas camadas a se observar, não citarei todas aqui pois ainda não refleti o suficiente para entender cada uma delas, e outras dariam como spoiler, então pra finalizar essa review, tenho de dizer que Hades é mais do que um clássico Rogue like, Hades traz história com lições e que nos faz refletir sobre a nossa vida em volta, sobre como tratamos os assuntos de nossa família, e sobre o que é ser de fato, uma ovelha negra.

Bom acho que no fim.. essa review foi tudo.. menos uma Review apenas sobre Hades.

Reviewed on Apr 30, 2023


Comments