Se Space Panic servia como uma excelente ponte entre o gênero de maze e plataforma, Jump Bug é um dos elos entre plataforma e shmup. Ele é basicamente um scrolling shooter horizontal, mas com a peculiaridade de que sua nave, ou melhor, seu carro, não consegue se manter fixamente numa posição vertical, pulando constantemente como se tivesse molas em vez de rodas. Você pode controlar a altura do pulo e velocidade da descida ao chão, algo necessário para cair nas plataformas certas e desviar dos inimigos, mas o movimento pendular é constante. É uma premissa simples e bem bacana de se jogar, mesmo sei lá quantos anos depois.

Interessantemente, Jump Bug foi tecnologicamente inovador para os dois gêneros a que pertence em igual medida. Ele é um dos primeiros jogos comerciais com parallax scrolling, tecnologia que seria essencial para platformers e shmups futuros.

No mais, não consigo não deixar de fazer paralelos entre o visual e premissas meio psicodélicos de Jump Bug e Jet Set Willy. Será só coincidência? (Sim)

Reviewed on Sep 11, 2022


Comments