Como muitas pessoas, não tive a oportunidade de jogar P.T. - um game que de tão inacessível é praticamente lost media para a maioria. Então meu parâmetro para Hyper P.T. é o que vi e ouvi falar do game, não minha experiência com ele. De certa forma, ao jogar o demake estou ao mesmo tempo pensando em como seria a experiência original e analisando como o jogo desconstrói e reconstrói essa experiência teórica num hardware muito mais antigo.

Esse tipo de raciocínio é interessante mas também não muito frutífero, eu diria. Em vez de fazer comparações com experiências teóricas que nunca tive e provavelmente não terei, é mais fácil ver Hyper P.T. como uma experiência por si só, ignorando por um segundo que ele tenta recriar um jogo anterior.

Nessa perspectiva, diria que Hyper P.T. é um jogo muito bem sucedido em utilizar as ferramentas de um Mac antigo (nesse caso, o HyperCard, espécie de PowerPoint ancião) para criar uma experiência de terror genuína. As limitações técnicas são até um benefício para o game, com o visual deixando a imaginação preencher lacunas e a falta de som com apenas beeps ocasionais dando um ar bem sombrio. Parece até um game saído direto de um creepypasta. Curto e macabro, excelente para o mês de halloween!

Reviewed on Oct 26, 2022


2 Comments


1 year ago

Lost media é uma das palavras mais dolorosas da história né? Queria ter jogado o P.T, ver vídeos por ai não é a mesma coisa que sentir o jogo, uma pena que a demo só era de PS4.

1 year ago

joguei P.T. na época (era fanático por Silent Hill e ainda sou) e foi simplesmente inigualável, a experiência mais única e assustadora que tive nos jogos. depois de jogar e finalizar a demo pela terceira vez (duas sozinho e uma eu fiz questão de mostrar e jogar com os amigos) eu fui e apaguei a demo, COMO EU IA SABER QUE IA SER CANCELADO, saca.
caralho.