A serie Yakuza se popularizou e alcançou muitos fãs devido ao gameplay bastante inspirado nos antigos beat'em ups. Então, quando Yakuza: Like a Dragon, o sétimo jogo da série (sem contar os spin-offs) foi anunciado, muitos se surpreenderam com a brusca mudança de seu estilo para um JRPG.

O jogo é declaradamente inspirado em Dragon Quest, Ichiban Kasuga, o protagonista, diz logo no começou do jogo que é fã da série, mas o jogo também traz influencias mais modernas como de Persona, por exemplo. O que trás um dinamismo e agilidade às cenas de batalha. E também diferente de seus antecessores, Ichiban é acompanhado de um grupo, assim como todo clássico RPG. Todos os personagens do grupo são muito bem construídos, e trazem sua própria bagagem para a história do jogo, assim como habilidades muito diversas e interessantes.

O plot de toda a série Yakuza, frequentemente é comparada com uma novela, e neste jogo não é diferente. A história é frequentemennte melodramática e exagerada, mas que de alguma maneira te deixa preso na trama. E ao mesmo tempo em que a história principal é carregada na seriedade e grandiosidade, as dezenas de sidequests trazem um humor galhofa na mesma medida.

Os gráficos são bastante competentes, nada muito extraordinário, mas o que brilha mesmo são os designs dos personagens, todos muito cheios de personalidade e carisma. Assim, como o bairro de Yokohama onde a maior parte da história se passa é um lugar cheio de brilho e vida, cheio de curiosidades para vasculhar, mesmo o mapa não sendo muito grande.

O único ponto fraco do jogo são suas cutscenes, que muitas vezes são muito longas, mas frequentemente estava tão entretido pelo trama do jogo, que acaba se tornando um defeito menor.

Então, seja investigando as origens da familia de Ichiban, se embrenhando nas maquinações da Mafia, ou cantando Karaoke com seus amigos, Yakuza Like a Dragon é um dos jogos mais divertidos que joguei recentemente. E aparentemente a nova formula deu tão certo que o jogo mais recente da série principal, Like a Dragon: Infinite Wealth também é um RPG por turnos, e eu não vejo a hora de colocar as mão nele.

Reviewed on Feb 20, 2024


Comments