Certo, eu sinceramente nem sei como começar esta análise. Afim de tornar tudo que escrevo aqui o mais profundo possível, com o objetivo de fazer com que eu consiga, de alguma forma, expressar meus sentimentos ao jogar esse jogo, decidi colocar a trilha sonora dele de fundo enquanto escrevo. E, sinceramente já até me sinto um tanto quanto emocionado.

Esse jogo é completamente único, talvez não tanto nas mecânicas, mas sem dúvida em game design. Não existe aqui aquela progressão convencional, com indicativos no mapa de onde se encontra a missão e o que fazer. Esse jogo é completamente orgânico. Não existe mapa, nem indicativo, nem missão ou objetivo. Quem faz o objetivo é você, jogador. O que você faria se fosse um explorador espacial? Para onde iria? O que gostaria de saber?
Essa é a ideia. E é justamente aqui que mora também a magia desse jogo.

Esse jogo não subestima a capacidade do jogador, pelo contrário, ele acredita fielmente que o jogador irá entender pouco a pouco de como tudo funciona nesse pequeno e riquíssimo sistema solar. Sempre o desafiando a entender mistério por mistério. É impressionante como nada desse jogo exige a "presença" do jogador. Você não precisa chegar em um lugar para desencadear um evento. Não, tudo ta acontecendo mesmo que você não veja, mas ao mesmo tempo, tudo é tão bem colocado que de alguma forma, no instante exato, você como jogador vai ver aquele evento em questão e, de repente, sua cabeça explode, e você começa a entender mecânica por mecânica, mistério por mistério, puzzle por puzzle, e tudo começa a encaixar e você se sente o máximo.

Além disso, a narrativa desse jogo, aliada a INCRÍVEL trilha sonora, te fisga de uma maneira que quando você menos perceber, estará sorrindo de frente para seu/sua monitor/TV simplesmente maravilhado.

A experiência que tive com esse jogo me fez pensar no que significa deixar um legado, no que significa viver nossas vidas. Se sua vida fosse um livro, qual seria o título? A capa? A dedicatória? E o mais importante, permitiria que qualquer um viesse a ler?

A história desse jogo é isso, um livro aberto que mostra erros, acertos, medos, frustações e felicidades de um povo que fez uma escolha que mudou toda a realidade do universo bilhões de anos depois. O protagonista, assim como todos nós, é o acúmulo de dezenas, centenas e milhares de anos que outros antes de nós contruíram e deixaram para nós. Não estaríamos aqui se não fosse por gerações e mais gerações passadas que inventaram, inovaram, ousaram e arriscaram. Cada um com seus sonhos, assim como "eles" no jogo, mas que não sabiam as consequências que viriam de seus atos. Porque somos isso, seres completamente independentes, porém, totalmente dependentes. Não seríamos nada se não fosse pelo outro.

Enfim, sei que to passando aqui algo muito mais subjetivo, que não necessariamente será sua experiência de jogo, mas definitivamente esse jogo merece seu tempo. De uma forma ou de outra, ele certamente irá te surpreender. Ele é detalhista, divertido, apavorante, instigante e fascinante. É uma experiência única. Te garanto!

Bom jogo!