Após mais de 1.000 horas jogadas entre PS4 e PC, finalmente esse dia chegou: me aposentei de R6.

Rainbow Six Siege é um FPS tático exclusivamente online da série Tom Clancy's. O jogo consiste em dez pessoas divididas em dois times disputando objetivos no modo Bomba ou Refém.

O modo bomba é basicamente entrar na área inimiga e defusar o explosivo, enquanto o modo refém é sobre resgatar um NPC ao mesmo tempo que o outro time tenta te impedir.

Na seleção de personagem, há no momento 65 operadores das mais diversas funções e organizações anti-terroristas ao redor do mundo dividos em Ataque e Defesa. Cada um com um tipo de jogabilidade e acessórios diferentes.

Numa partida comum, busca-se usar os operadores com sinergia e muita comunicação para atingir o objetivo. E esse é o elemento que mais me chama atenção aqui. Eu amo me sentir imerso num jogo cooperativo.

Rainbow Six Siege é um jogo que exige bastante do jogador pois sua curva de aprendizado é enorme. Decorar ícones de operadores e suas funções, mapas, armas e seus attachments, locais de câmera de segurança, táticas específicas, etc. Cada segundo no jogo te frustra quando se é iniciante nele.

Outra coisa que é chamativa pra mim é sua comunidade ativa com muitos torneios presenciais desde seu lançamento. Já assisti e acompanhei muitos times (principalmente Team Liquid e Ninjas in Pyjamas) e cheguei até a ir assistir pessoalmente ao campeonato mundial que ocorreu no Japão em 2019.

Há atualizações de operadores, mapas novos e reworks a cada trimestre desde 2016, o que deixa o jogo sempre com cara de vivo.

Nem tudo são flores pois seu principal lado negativo é a própria empresa que gerencia o game. O time da Ubisoft é bastante relaxado e tem fama de não ouvir a comunidade. Diversos bugs estão no jogo e permanecem assim por muito tempo.

Apesar de tudo foi um jogo que me proporcionou muitos momentos bons e amigos que falo até hoje. A cada ano que passa jogo cada vez menos e por isso trago essa análise.

Melhor first person shooter online que já joguei.

Reviewed on Jan 29, 2023


2 Comments


1 year ago

agradeça por ter saído desse jogo, tenho amigos que nunca mais saíram...

1 year ago

Sinto muito ;(