Talvez a maior surpresa que eu já tive. Nunca gostei de CRPG e não entendia quase nada de Dungeons & Dragons, então adentrei nesse mundo com expectativas nulas e fui bem-afortunado com uma das melhores experiências que eu já tive com essa mídia.

É completamente inconcebível o quão bem esse jogo foi projetado e bem executado, seja pelo estúdio extremamente talentoso, competente e experiente, licença de uma das maiores propriedades intelectuais do mundo, a disposição de investir tanto em um projeto desta escala (coisa que pouquíssimas devs podem se dar ao luxo), o sucesso estrondoso de seu early access... Baldur's Gate 3 é um fenômeno, uma anomalia completamente irreproduzível e irreplicável.

Baldur's Gate 3 é o suprassumo, o ápice, a culminância máxima do que um RPG eletrônico pode ser. Apresenta uma revolucionária estrutura de jogo aonde todas as atividades feitas pelo jogador se entrelaçam entre suas missões principais e secundárias de maneira que uma missão tropeça na outra, um acontecimento deslinda no outro, ações menores tomadas no começo da aventura dimanam em consequências graves envolvendo tanto relações entre personagens quanto impactos reais no próprio mundo tardiamente de maneira em que se torna quase indistinguível o que é principal e o que é secundário, mesmo que existam arcos estáticos na história. As relações entre os personagens é igualmente dinâmica, orgânica e imersiva, essas que transcendem barras de vínculos ou mecânicas de relacionamento vistos em outros jogos, aqui cada frase, ação ou decisão é sentida por todos ao seu redor, seja positivamente ou negativamente, mesmo que eles reajam a isso ou não.

Absolutamente tudo o que acontece é interessante, envolvente, cativante.. seja em relação aos profundos e extremamente bem escritos membros da party cada um com seu(s) arco(s) primorosos, suas motivações convincentes ou suas personalidades bastante relacionáveis, a infinita possiblidades de bifurcação dos acontecimentos envolvendo tanto sua relação com eles, seus desejos e planos próprios ou quanto aos outros vários personagens, facções, locais e raças desse mundo e seus interessantíssimos conflitos "anti-maniqueístas" e a maneira inteligentíssima que a sua interação com os membros da party podem influenciar na maneira que você aborda as situações e o momento-a-momento da história.

O combate é muito bem estruturado para entrelaçar com as milhares de possibilidades que o jogo oferece e as várias maneiras de se abordar os conflitos, eu particularmente gostei durante quase o jogo inteiro mesmo não sendo acostumado com RPG estratégico, além de a evolução dos personagens, habilidades e a própria curva de aprendizado em executar as estratégias ser no geral bastante satisfatória. Minhas únicas ressalvas é a falta de um fast foward ou a possibilidade de poder voltar ações, já que a falta desses elementos começam a prejudicar um pouco da experiência no terceiro ato já que os confrontos se tornam muito maiores e mais frequentes, mas nada que atualizações futuras não resolvam

Ainda tem muito mais pra dizer que seria humanamente impossível colocar tudo em uma review do Backloggd, ainda espero conseguir tempo para fazer um vídeo-ensaio sobre essa obra-prima, por ora, fica expendido aqui o quanto essa experiência me impactou.


Reviewed on Jan 15, 2024


Comments


4 months ago

This comment was deleted