Bio
psn: msmajima
Personal Ratings
1★
5★

Badges


GOTY '23

Participated in the 2023 Game of the Year Event

1 Years of Service

Being part of the Backloggd community for 1 year

Roadtrip

Voted for at least 3 features on the roadmap

Shreked

Found the secret ogre page

Elite Gamer

Played 500+ games

Donor

Liked 50+ reviews / lists

Popular

Gained 15+ followers

Liked

Gained 10+ total review likes

GOTY '22

Participated in the 2022 Game of the Year Event

Best Friends

Become mutual friends with at least 3 others

Noticed

Gained 3+ followers

Gamer

Played 250+ games

N00b

Played 100+ games

Favorite Games

Sengoku Basara 4 Sumeragi
Sengoku Basara 4 Sumeragi
Demon's Souls
Demon's Souls
Yakuza 0
Yakuza 0
Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride
Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride
King's Field
King's Field

583

Total Games Played

010

Played in 2024

124

Games Backloggd


Recently Played See More

Evil West
Evil West

Feb 19

Bomb Up
Bomb Up

Feb 19

B Cannon
B Cannon

Feb 19

Tekken 8
Tekken 8

Feb 17

Persona 3 Reload
Persona 3 Reload

Feb 13

Recently Reviewed See More

Talvez a maior surpresa que eu já tive. Nunca gostei de CRPG e não entendia quase nada de Dungeons & Dragons, então adentrei nesse mundo com expectativas nulas e fui bem-afortunado com uma das melhores experiências que eu já tive com essa mídia.

É completamente inconcebível o quão bem esse jogo foi projetado e bem executado, seja pelo estúdio extremamente talentoso, competente e experiente, licença de uma das maiores propriedades intelectuais do mundo, a disposição de investir tanto em um projeto desta escala (coisa que pouquíssimas devs podem se dar ao luxo), o sucesso estrondoso de seu early access... Baldur's Gate 3 é um fenômeno, uma anomalia completamente irreproduzível e irreplicável.

Baldur's Gate 3 é o suprassumo, o ápice, a culminância máxima do que um RPG eletrônico pode ser. Apresenta uma revolucionária estrutura de jogo aonde todas as atividades feitas pelo jogador se entrelaçam entre suas missões principais e secundárias de maneira que uma missão tropeça na outra, um acontecimento deslinda no outro, ações menores tomadas no começo da aventura dimanam em consequências graves envolvendo tanto relações entre personagens quanto impactos reais no próprio mundo tardiamente de maneira em que se torna quase indistinguível o que é principal e o que é secundário, mesmo que existam arcos estáticos na história. As relações entre os personagens é igualmente dinâmica, orgânica e imersiva, essas que transcendem barras de vínculos ou mecânicas de relacionamento vistos em outros jogos, aqui cada frase, ação ou decisão é sentida por todos ao seu redor, seja positivamente ou negativamente, mesmo que eles reajam a isso ou não.

Absolutamente tudo o que acontece é interessante, envolvente, cativante.. seja em relação aos profundos e extremamente bem escritos membros da party cada um com seu(s) arco(s) primorosos, suas motivações convincentes ou suas personalidades bastante relacionáveis, a infinita possiblidades de bifurcação dos acontecimentos envolvendo tanto sua relação com eles, seus desejos e planos próprios ou quanto aos outros vários personagens, facções, locais e raças desse mundo e seus interessantíssimos conflitos "anti-maniqueístas" e a maneira inteligentíssima que a sua interação com os membros da party podem influenciar na maneira que você aborda as situações e o momento-a-momento da história.

O combate é muito bem estruturado para entrelaçar com as milhares de possibilidades que o jogo oferece e as várias maneiras de se abordar os conflitos, eu particularmente gostei durante quase o jogo inteiro mesmo não sendo acostumado com RPG estratégico, além de a evolução dos personagens, habilidades e a própria curva de aprendizado em executar as estratégias ser no geral bastante satisfatória. Minhas únicas ressalvas é a falta de um fast foward ou a possibilidade de poder voltar ações, já que a falta desses elementos começam a prejudicar um pouco da experiência no terceiro ato já que os confrontos se tornam muito maiores e mais frequentes, mas nada que atualizações futuras não resolvam

Ainda tem muito mais pra dizer que seria humanamente impossível colocar tudo em uma review do Backloggd, ainda espero conseguir tempo para fazer um vídeo-ensaio sobre essa obra-prima, por ora, fica expendido aqui o quanto essa experiência me impactou.



Boas ideias, mas que foram brutalmente assassinadas pelo baixo orçamento. Tenta brincar com convenções padrões de jogos mas ao mesmo dispõe de um level design simplório e engessado, com todos os objetivos ou obstáculos sendo explicados com mensagens na tela, side quests bobas feitas para aumentar artificialmente o tempo do game.. mas nada disso chega perto do problema que é o quanto esse mundo e basicamente tudo que envolve a estética dele e esses personagens são desinteressantes em todos os aspectos, a sexualização bizarra da Kainé e o troféu extremamente transfóbico terminaram de enterrar a minha experiência.

Acho praticamente impossível qualquer coisa tirar ACVI de ser o meu GOTY.. é completamente bizarro o tanto de carinho, cuidado e polimento que eles tiveram aqui, a ponto de até superar as minhas expectativas que já eram altíssimas, quando platinar ainda quero escrever uma review grande e detalhada.
OBRIGADO FROM SOFTWARE