Inacreditável como um jogo incrível desses consegue continuar preso na terra do sol nascente mesmo após mais de uma década. Sou muito grato pela equipe de fãs que localizou o jogo, de qualidade tão próxima à oficial que se torna difícil sequer perceber que não se trata de um trabalho profissional.

Investigations 2 mantém a fórmula bem estabelecida de seu predecessor e adiciona todo o impacto, intriga, emoção e reviravoltas que faltavam. O início é forte e cada capítulo consegue se sobressair sobre o anterior, de forma que faz o primeiro jogo parecer uma montanha russa em linha reta; como ficar horas na fila do pão para conseguir migalhas no final. O elenco forte retorna, em uma narrativa onde todos recebem a devida importância e desenvolvimento. Os novos personagens não ficam para trás, e cada caso introduz novas presenças marcantes que contribuem não só para as suas histórias isoladas mas no fim também para a narrativa abrangente do jogo, algo que outros da franquia não conseguiram alcançar.

É claro que as conexões se analisadas meticulosamente acabam abrindo espaço para coincidências, mas se é esse o preço a se pagar para essa narrativa existir eu não me importo; minha suspensão de descrença não foi afetada.

Alguns podem se afetar pelo cadenciamento não tão consistente, especialmente no segundo capítulo, mas imagino que se acostumado com a fórmula da franquia o jogador não se incomodará; não é algo que subtrai da experiência.

Por falar nisso, esse é um jogo que recompensa aqueles que experienciaram os predecessores. Personagens isolados da trilogia retornam aqui, não só por fan service, mas também em serviço a própria história. Relações entre personagens novos e antigos são estabelecidas, tornando Investigations 2 não só uma nova experiência, mas também uma expansão muito bem-vinda do universo da franquia.

Nada está aqui à toa, tudo o que é apresentado tem um motivo narrativo, ou temático. Destaque para o vilão principal, que é talvez o meu favorito da franquia. Inclusive, EVITE qualquer tipo de pesquisa sobre o jogo para não descobrir sua identidade antes da hora.

Por fim, o character design do jogo é excelente como sempre, e as animações os trazem à vida de forma formidavelmente carismática. Me incomoda um pouco os sprites serem espelhados dependendo do lado da tela em que estão, mas consigo perdoar a falta de tempo ou de orçamento para desenharem um lado direito E um esquerdo para cada um.

A trilha sonora é talvez a única coisa que o predecessor faz melhor, mas isso não quer dizer que ela não seja excelente. Em especial o tema do vilão, com o nome bem apropriado de “The Man Who Masterminds the Game”, que é uma das melhores músicas que já ouvi sair de um jogo.

Por fim, fica então o apelo para todos que experienciaram a trilogia Ace Attorney: joguem Investigations 2. Saí dessa experiência chocado com o quão bom esse jogo é, e agradeço cada dia mais por ter dado uma chance a essa franquia.

Reviewed on Jun 03, 2023


Comments