Antes de falar do jogo em si, tenho duas coisas a pontuar: 1. não sabia que Treasure Trove antes se chamava Shovel of Hope e pesquisei pelo nome do mesmo; 2. ainda quero jogar as expansões dos outros cavaleiros, por isso escolhi esta versão porque posteriormente jogarei os outros, mas nada para já. Bora lá…

Eu sempre tive um pé atrás com este jogo por causa do hype em cima dele, tanto que ele é a prova viva de que todo indie tem sua lugar entre os triple A. Talvez daqui alguns anos, bem longíquo (diga-se de passagem), ninguém irá se lembrar da grandeza que este jogo foi e este dia será bem triste.

Shovel Knight era o tal jogo que todo mundo jogou e fala bem, enquanto eu tentava, tentava e tentava e… nada…

Demorei bastante tempo para criar coragem e realmente zerar este jogo em 100%. Todas vezes que tentei, chegava até ao Plague Knight e parava na segunda cidade do jogo, nada demais… até saber que eu estava na metade do jogo.

Zerei a versão do Wii U por causa do vídeo do JojoRama que nunca mais vi por onde anda este youtuber. Espero que ele esteja 10. Não tem nada de especial nesta versão, diferente das versões de Playstation e Xbox. Só fiquei com vontade porque ele estava jogando por lá mesmo.

Não consigo discorrer muito sobre este jogo sem citar pelo menos uns quinhentos jogos de nes, pois é o que todo mundo sempre diz e está estampando na cara de quem joga. A única diferença maior aqui é o level design.

Na minha vida toda, nunca vi um jogo com tanta experiência em fazer algo consistente do início ao fim. A curva de dificuldade é quase que nula, mesmo sendo um jogo que remete ao retro, não há dificuldade alguma nele.

As músicas compostas no jogo foi criado por Jake Kaufman e mais uma pessoa que não recordo o nome, mas o que me fez voltar a atenção ao jogo foi este cara. Ainda este ano, zerei tudo que havia da Shantae ao meu alcance e PUTA QUE PARIO… JOGAÇO. Quando você OUVER tudo que há em Pirate’s Curse vai pirar com o que tem na sua frente.

Enfim, jogaço. Não há o que dizer sobre este jogo e como ele se tornou referência no mundo indie. O pessoal ainda faz 8bits em sua essência e tudo isso graças ao Shovel Knight. Não é de agora que todo mundo sabe que se houve um BOOM na indústria de indie games, tudo isso se dá pelo fato de que Shovel Knight é e sempre será o pioneiro neste meio. Mesmo existindo coisas com FEZ, Cave Story e até mesmo Oniken, nada se compara ao impacto de Shovel Knight.

Tenho pena da Yatch Club Games e como eles irão se portar em relação ao Shovel Knight. Para mim, sempre será a empresa de um jogo só. Já que até em Smash Bros o pázudo foi parar.

Reviewed on Nov 12, 2023


2 Comments


3 months ago

O Jojorama não é mais criador de conteúdo mas ele ainda aparece nas lives do canal chamado Alexsandro Magalhães.

3 months ago

Oh! Legal! Vou dar uma pesquisada depois.