Há muitos anos atrás, quando eu ainda jogava em emuladores, já havia tentado jogar Chrono Trigger e avancei até depois do julgamento parando bem no chefão que fica na ponte que da acesso ao saguão do castelo. Acontece que como eu não manjava nada em inglês e mal sabia o que estava fazendo na internet, não sabia se já existia uma tradução ou algo do tipo. Fico nisso...

Joguei até ver quem era realmente o Frog e sempre gostei do tema dele. Eu consigo sentir um cavaleiro muito bravo chegando pra acabar com a m**** toda que está acontecendo na tua frente. Não sei dizer o que sinto ao ver este personagem e como ele é importante para mim. Sempre usei este avatar (usei até no MSN) dele mesmo antes de finalizar o jogo e estava corretíssimo: ele é muito presença.

Assim que eu zerar o jogo vanila, vou ter que dar um tempo e voltar ao jogo naquela hack do Chrono Trigger+ só por causa do Frog e realizar até mesmo um sonho de jogar com ele na forma humano, mesmo sabendo que ele é um bootleg barato do Gohan.

Enfim, introdução feita. Hora de falar a real sobre Chrono Trigger: MASTERPIECE.

Nada teria acontecido se a mãe do Crono deixasse o menino dormir e ele tivesse dado para trás com a Lucca. Absolutamente nada. Deveria ter um final assim, onde o Crono só dorme.

Todos os personagens aparecem na party da maneira que deveria. Cada um possui sua história por trás do porquê e para quê estão ali naquele determinado momento e como a importância dele pro futuro é tão importante para a ficção do jogo como um todo. Sendo assim, ninguém poderá ficar fora do tempo em que estava quando foi recrutado ao grupo e isso acabou fazendo eu lacrimejar horrores com o Robo e a Lucca.

O jogo é tão dentro da ficção que até mesmo a introdução nem parecia ser algo tão complexo por simplesmente parecer tudo bobinho e alegre ao mesmo tempo. Do nada, algo toma forma e tudo vai ficando cada vez mais escuro, deixando você com aquela pulga atrás da orelha do que está acontecendo e quem fez tudo isso parecer uma trama ainda mais confusa.

Dentre estas idas e vindas, você deverá batalhar com inimigos que não aparecem de forma aleatória... talvez alguns, mas grande parte deles estão na sua frente e caso queira brigar, é só relar neles. Todas as lutas não são difíceis porque o jogo é simples até nisso possuindo apenas três opções: atacar, técnica e item.

Atacar é simples, você vai usar sua espada, arma ou até mesmo soco. Já a técnica cada personagem possui a sua e terá a opção de juntar ela com a de outro personagem, ou até mesmo juntar a técnica dos três. Os itens são tão simples que desde o início, você recebe 500 poções.

Tudo é muito simples. Tudo é muito lindo. Tudo é muito audível.

Este jogo é simplesmente uma obra de arte. Apenas jogue.

Reviewed on Mar 27, 2024


1 Comment


1 month ago

"Nada teria acontecido se a mãe do Crono deixasse o menino dormir e ele tivesse dado para trás com a Lucca. Absolutamente nada"

Damn that's true, that kind of adds to the theme and meaning of the game. I also agree how each character appears naturally in the story and gets added to your party, it never feels forced. Truly a masterpiece. And I loved Frog too, I knew I was gonna love this game when I first encountered him. I named him "Baqqa" in my game which means frog in my native tongue :)