Spider-Man

Spider-Man

released on Aug 30, 2000

Spider-Man

released on Aug 30, 2000

A port of Spider-Man

Trouble's ahead for Peter Parker in Spider-Man's first appearance on the Game Boy Color: an explosion at Dr. Curt Conners' lab will lead him into a plot planned by a mysterious villain, involving the alien symbiote and several of Spidey's arch enemies.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Spider-Man's Game Boy Color debut is a swinging success! This side-scrolling action-adventure boasts surprisingly vibrant graphics and tight controls that perfectly capture the web-slinger's agility. You'll clamber through New York's streets, sewers, and skyscrapers, battling iconic villains like Venom and Doctor Octopus. While the experience can feel a bit short and occasionally frustrating, it's a must-play for both comic book fans and fans of retro action games.

Here's what Spider-Man would look like running on a Game Boy Color!
Now we wish we had a handheld version of Spider-Man...

"I was the lead programmer on this game. Man, those fucking birds. I am very sorry."
-Matthew Conte

Very boring. Endless enemies. Controls well and that's it.

Spider-Man 2000 de PS1 foi um bom jogo, então eu imaginei que sua contra-parte para GBC não ia ser tão ruim, (a história é bem diferente, inclusive) e olhando por cima e jogando a primeira fase, parecia que seria só um jogo de plataforma inocente, nada muito chamativo, mas também que não seria ruim. E nossa, eu não poderia estar mais enganada dessa primeira impressão, terminei o jogo com o gosto mais amargo possível, tendo passado por mais um terrível jogo do herói.

Acho que o mínimo de mérito que eu posso dar ao jogo foi a ideia de fazer um mapa aberto, os cenários se ligam e você tem que ativamente caminhar até eles, não apenas passar de fase, e essa ideia acompanha um sistema meio RPG aonde você tem que pegar upgrades pelo mapa, e também upar de level pegando o XP que se ganha derrotando os inimigos, (Que inclusive sequer indica existir, eu só descobri desse sistema de upgrades depois de upar de level aleatoriamente) honestamente não acho que seja uma ideia ruim, mas foi executada da forma mais porca possível.
Em muito porque o level design dos cenários são terríveis, inimigos são extremamente mal posicionados, principalmente os aéreos, depois desse jogo eu sinto que os maiores inimigos do Homem Aranha são andorinhas e morcegos, além de que por eles voarem e se movimentarem a sua volta, dando dano ao contato, é muito difícil de acertar, mesmo quando você vê seu soco pegando no bicho, a hitbox por vezes fala não. E nossa, eles são posicionados nos piores locais possíveis, as andorinhas na parte do píer são um inferno, você tem que adivinhar que elas vão estar lá enquanto você tá pulando, e não tem como bater enquanto pula. Se elas apenas te jogassem pra terra dando dano tudo bem, mas como na fase existem partes aonde você tem que usar o web-swing pra atravessar a água, algumas vezes elas te acertam e jogam você para a morte certa da forma mais frustrante possível.

E ainda sobre o level design, deus, como ele é confuso. Sabendo o caminho perfeito do jogo você passa rapidinho, mas não sabendo, se prepare pra uma hora de voltas em um caminho tedioso e que não é visualmente diferente para você sequer ter noção de pelo que você já passou ou não. A área das docas e da cidade é normal, bem linear e em geral é só seguir pra direita ou pra esquerda, mas a parte do esgoto é tenebrosa, eu fiquei uns 30 minutos pra achar o caminho certo dando voltas e voltas porque não existe referencia visual alguma de que você já passou por aquele lado, exceção a 2 momentos extremamente distantes um dos outros que me fazem relembrar que já passei por lá. Mas a fase final consegue ser pior ainda, eu fiquei presa nela por UMA HORA, dando voltas e mais voltas sem ideia alguma do que fazer, porque tem trechos que são idênticos, tipo, completamente idênticos MESMO, existem 5 salas com o mesmo design e a mesma forma de se chegar, além de outros momentos que são igualzinhos uns aos outros, o que fez com que eu ficasse extremamente confusa enquanto tentava passar pela fase. Também não existe demonstração alguma de que se está fazendo progresso, dá facilmente pra se sentir que não se teve progresso algum e daí dar meia volta, tornando ainda mais tedioso e chata a tarefa de passar pela fase, que já é cheia de outros problemas que tornam ela um inferno de se passar. (Deus do céu, aqueles inimigos que ficam atirando em você são um inferno, sinto que não dá pra desviar do dano deles quando você está no teto, e também tem trecho da fase que te OBRIGA a tomar dano pra progredir, é no mínimo patético) Em especial essa última fase parece um CASTIGO, se eu de alguma forma reiniciasse o jogo eu não tentaria passar dela novamente, foi legitimamente torturante.

E a recompensa ao final de cada cenário sequer é boa, todas as boss-fights do jogo são tediosas e extremamente mais feitas, geralmente são mais longas do que deviam ser e também meio repetitivas ao longo do tempo, a do Duende Macabro dura uns 5 minutos de você fazendo a mesma coisa, ele é uma esponja de dano, tedioso demais. Outras batalhas são injustamente difíceis de uma forma a qual sua opção mais válida é stun-lockar o oponente com suas teias, como eu fiz contra o Lagarto, (A batalha ele fica inteira subindo na parede e jogando um crocodilhinho que é INSUPORTÁVEL de se lidar com) Venom (Porque essa batalha se repete 3 vezes durante o jogo) e Doutor Octopus.

O único problema dessa estratégia é que a jogabilidade do jogo é horrível, então usar a teia soa como um castigo, você tem que apertar os dois botões juntos no timing mais perfeito possível pra conseguir usa-las, e é uma precisão tão absurda que fica terrível de se usar, e por conta dessa extrema precisão as vezes você toma dano por realizar uma ação que você não queria, é muito frustrante. Além desse problema na teia, o pulo do jogo parece lagado e muito difícil de se controlar, ele é duro e no ar parece que impossível de se virar, vezes e vezes causando problemas por isso, ao menos andar não é terrível.

Em geral eu não tenho muito mais a falar sobre Spider-Man, foi uma experiência terrível assim como vários outros jogos do personagem, eu infelizmente esperava mais pela qualidade do jogo no qual se baseia, além de uma apresentação aceitável, então essa decepção causada pela expectativa e também pelo próprio jogo prejudicaram ainda mais a minha experiência com ele. Mas mesmo que eu não tivesse, sinto que não iria mudar nada, eu iria continuar tendo sentido a raiva e frustração que eu senti enquanto jogava isso, infelizmente, é mais um que eu espero nunca ter que chegar perto novamente.