Reviews from

in the past


UMA CARTA DE AMOR PARA DRAGON BALL Z: BUDOKAI TENKAICHI 3

Finalmente, depois de anos desde minha infância, rejoguei e rezerei a história principal de Budokai Tenkaichi 3, além de fazer alguns extras, e posso dizer com toda clareza: Não era só nostalgia.

Para contextualizar, BT3 foi um dos jogos que mais joguei na minha infância (se não O JOGO que mais joguei), passava dias e noites jogando no meu PS2, de manhã antes de ir pra escola, de tarde pra noite depois de chegar e de madrugada antes de dormir, em uma época mais simples e nostálgica da vida.

Posso dizer com todo amor no coração, que esse jogo era realmente tudo isso, vai muito além de nostalgia, e com segurança posso nomear ele como o melhor jogo de Dragon Ball Z (na minha opinião claro).

Claro, não adianta eu fazer mistério ou texto bonito porque todos já conhecem ou jogaram este jogo, então praticamente todo mundo já sabe de suas qualidades: Um elenco de quase 100 personagens com até 161 se contar variações; gameplay fluída e de certa forma até complexa mesmo que de um olhar mais artificial possa parecer rústica; um modo história divertido recriando as grandes batalhas da franquia, do clássico, ao Z, ao GT e aos filmes até então lançados. Tudo isso somado a uma grande trilha sonora, conteúdos extras como customização, torneios e até um modo "RPG" e lindos gráficos fazem de Budokai Tenkaichi 3 o jogo definitivo de Dragon Ball Z.

Só pra não dizer que é um jogo perfeito, seu modo história é de certa forma incompleto, faltando diversas lutas e momentos importantes do anime (para se ter ideia, a Saga Buu é picotada completamente, começando na luta entre Goku e Majin Vegeta, que para quem conhece a obra, sabe que tem muuuuuuuuita coisa antes disso na saga). Pode se dizer que é um downgrade do título anterior Budokai Tenkaichi 2, que tinha um modo história completo com conteúdo até demais, contando até com uma espécie de "mundo aberto", porém, isso deixava o jogo sonífero, com batalhas desnecessárias e repetitivas para um jogo eletrônico, e isso posso dizer que BT3 não tem, pode ser picotado, mas cada saga e cada luta é divertidíssima (tirando as batalhas What If elas são um saco e vai tomar no c Arale desgraç***).

Em resumo, revisitar Budokai Tenkaichi 3 é quase como uma máquina do tempo para minha infância, posso ter tido muitos problemas nela, falta de muitos amigos, timidez e traumas, mas uma coisa que sempre esteve comigo era meu saudoso Playstation 2 (e futuramente, meu Xbox 360, onde pude jogar outros títulos da franquia DBZ), e com ele, Dragon Ball Z, não só o BT3, como os Budokais e outros Tenkaichis (até aquela aberração do Sagas).

Deixo aqui minha carta de amor para esse jogo, e espero que Sparking Zero seja uma sequência digna, independente de quantos personagens jogáveis ou DLCs tenha.

Descanse em paz mestre Akira Toriyama, saiba que sem suas obras minha infância não teria o mesmo brilho que teve.

Eu semanalmente ia pedir este jogo emprestado ao meu vizinho. Muitas memórias de fazer torneios com ele, o meu irmão, e os meus primos.

O jogo fez minha infância muito boa

The light still guiding my feet to this day...

Lots of treasured memories with my friends.


Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 foi uma verdadeira joia da minha infância. Para mim, era o jogo definitivo de luta para Dragon Ball Z, reunindo todos os personagens que eu adorava e permitindo que eu revivesse as batalhas épicas do anime de forma interativa. A variedade de personagens e transformações era simplesmente alucinante, e cada luta era uma explosão de nostalgia e diversão. Eu me perdia horas no modo história, revivendo sagas e descobrindo aquelas histórias alternativas que só aumentavam meu amor pela série. E claro, nada superava as lutas com os meus primos, onde a competição era feroz pra ver quem era o melhor, Mesmo hoje, com gráficos e mecânicas de jogos muito mais avançados, Budokai Tenkaichi 3 ainda ocupa um lugar especial no meu coração como um dos melhores jogos de Dragon Ball já feitos.

still the best fighting game ever,and prob will stay that way for a while for me,only real problem with it is the unoriginal story mode

Finalmente terminei novamente um dos jogos da minha infancia, que jogo maravilhoso, curti ele do inicio ao fim, como sempre meu favorito, alias sou main Trunks

This game owns. Before Dragon Ball FighterZ, this was the ideal Dragon Ball experience in my eyes. In fact, this game was what really got me into Dragon Ball.

es el tenkaichi 3, pendejo maleducado

I just hope that sparking zero can manage to top this.

spoiler warning, I don't see that happening.

i finished this game long time ago when i was a child, just preparing the meat for the new game

Já vou adiantando que, mesmo eu fazendo uma review no Budokai Tenkaichi 3 isso vai ser meio que uma Review da franquia inteira, incluindo o que eu acho do Sparking Zero até então.

Uns meses depois do anúncio sparking zero eu decidi que queria zerar todos os Budokai Tenkaichis(e tambem os budokais) lançados, e agora zerando Budokai Tenkaichi 3 essa maratona finalmente acabou, budokai tenkaichi foi uma série muito boa de ver como melhoraram com cada jogo, Budokai Tenkaichi 1 é...um jogo do seu tempo, tem várias coisas que te fazem pensar como deixaram daquele jeito ou por que fizeram tal coisa daquele jeito, tipo sério, a cada missão que tinha que sobreviver um período de tempo em batalha X eu tenho quase certeza que aumentavam o dano e inteligência da IA pq NÃO É POSSÍVEL (e também não dá pra agilizar o processo só matando a IA??????) E no geral só não é um jogo muito agradável de se jogar além de que você queira zerar todos os Tenkaichis, Tenkaichi 2 veio literalmente só 1 ANO depois e melhorou basicamente TUDO, ele tem o melhor modo história da série (mesmo que ser obrigado a fazer os filmes entre as sagas principais for meio né (se metade dos filmes de DBZ não fossem do mal a pior isso não seria um problema)) em que pega bastante inspiração do budokai 3 em que você voa pelo mundo e tem várias outras coisas espalhadas pra fazer, além do combate, que é uma melhora IMENSA do 1, nunca mais teve inimigos com o mesmo ataque que demora mil anos pra terminar e da pra spammar facil TODA. SANTA. VEZ. Agora todos tem mais ataques diversificados, além do combate corpo a corpo que é MUITO mais satisfatório que o 1 onde parecia que você mal podia lançar um combo direito porque os desenvolvedores nem pensaram em algo complexo, só spammação de quadrado e triângulo, no geral, Tenkaichi 2 foi uma PUTA melhora do 1, sendo o meu modo história favorito da franquia.
Agora, finalmente, chegamos no mais famoso e mais recente (até 11 de outubro) jogo da série Tenkaichi, Tenkaichi 3 foi o que eu mais queria rejogar, foi o que eu mais joguei na infância, o com mais personagens, mais famoso, e num consenso geral, o melhor, já começando com algo que não gostei muito foi o modo história, ir do Tenkaichi 2 pro 3 é um whiplash do caralho, onde o 2 tentava ser o mais fiel possível e mais detalhado da história tendo cutscenes e várias lutas da saga que está contando, já Tenkaichi 3 é basicamente, pensa em dragon ball mas tá tentando apelar pra quem tem um attention span de um peixe, isso é literalmente o modo história do Tenkaichi 3 já que (nas sagas principais) são no máximo 4-5 lutas em que skippam MUITA mas MUITA coisa da história do mangá, custava adicionar uma luta do goku e gohan/vegeta e trunks treinando na câmara hiperbólica do tempo? Custava adicionar a luta do piccolo vs 17 e cell? Custava adicionar gotenks vs super buu? Eu poderia listar várias e várias coisas importantes que o jogo skippou mas eu não quero que essa review tenha 999999999999999 palavras, mas fique sabendo que se a sua luta favorita de dragon ball não for algo muito importante ela provavelmente não tá no modo história, eu nao "ODEIO" o modo história por assim dizer, mas pô não custava fazer um esforço a mais pra pelo menos cobrir mais que tipo, 30% de cada saga.
Agora que já tirei a única coisa que não gostei do 3 vamos pros positivos, a gameplay desse jogo tá muito mais fluida com mais movimentos e melhoras aqui e ali que fazem o combate ser muito mais fluído, como os ataques de ki chegarem mais rápido e agora não ser mais um desperdício usar eles de longe que nem os outros 2 jogos antecessores por exemplo, os menus pode chamar de BIAS por ser o que eu mais joguei na infância, mas pqp esses aqui pra mim são os melhores menus e mais carismáticos que já fizeram nessa série, junto com os efeitos sonoros dos menus esses aqui são os melhores dessa série inteira.
Os personagens e sagas novas que esse jogo adicionou foram adições simplesmente incríveis, com personagens e sagas do mangá que Tenkaichi 1 e 2 simplesmente eram vazios sem e, agora que o jogo tem eles, automaticamente o 3 vira o melhor jogo da franquia, obrigado Dragon Ball Clássico por salvar a saga Tenkaichi, agora falando sério e deixando o meu favoritismo por DB Clássico de lado, os personagens novos e as sagas do Clássico e a saga What if (sim eu sei que tinha What if e personagens do clássico no 2 mas é só no 3 que elas são uma saga por si só no modo história) foram adições muito boas e acertaram dms, como já falei eu gosto MUITO de DB Clássico ent imagina minha cara quando finalmente desbloqueei a saga e joguei ela, sim foram só 4 lutas MAS DEIXA EU SER FELIZ (eu só quero entender oq os jogos tem contra o 23° torneio de artes marciais pq pqp o advanced adventure não mostrou ele e agora quando eu tava hypado pra jogar ele no Tenkaichi 3 TAMBÉM não botaram ele no jogo), o conceito de um what if oficial em qualquer tipo de midia é algo que eu gosto muito e esses do 3 foram...legaizinhos, não dizendo que foram ruins mas só... parecia que não queriam arriscar demais ou fazer algo mais elaborado, o meu favorito foi o dos sayajins se rebelando contra o freeza, lutar como os sayajins e matando os soldados do freeza e o próprio freeza foi algo muito bom e é o que você vai mais lembrar dessa saga (até porque é o unico que eu lembro claramente mesmo eu zerando o jogo meia hora atrás) (eu fiquei MUITO HYPADO quando no último trailer do Sparking Zero mostraram What Ifs mais elaborados e mais dinâmicos do que nunca, pfv que chegue 11 de outubro logo pelo amor de deus).
Eu não consigo lembrar nada adicional pra falar do 3, então, num geral, Tenkaichi 3 foi o meu favorito da série inteira, pelo seu combate, personagens, menus, um pouco de nostalgia, e ter uma saga de DB Clássico, não é atoa que várias pessoas incluindo eu amam MUITO esse jogo e jogaram pkrl dele na infância, eu só fico mais e mais animado pra ver o que cozinharam com o sparking zero, a cada coisa que mostram dele ele parece melhor e melhor, e eu tenho certeza que vão melhorar o que o 3 fez, assim como todos os outros jogos da franquia só melhoraram o que o antecessor fez.
Mal posso esperar pro sparking zero onde eu com certeza vou fazer outra review falando o que eu achei do jogo, onde eu tenho certeza que vai ser só positivos atrás de positivos, mas, enquanto dia 11 de outubro não chega, vou ficar jogando Budokai Tenkaichi 3 treinando pra chegada do Sparking Zero.

UM DOS MELHORES JOGOS DE ANIME EXISTENTES
jogo até hoje

De lejos, el videojuego de Dragon Ball con mejor gameplay. Los golpes tienen peso, y el sistema de combos es divertido. Realmente se siente como si estuviera cocinado al punto exacto, aunque en cuanto al modo historia, flaquea en comparación al 2.

Budokai Tenkaichi trilogy >>> Dark Souls trilogy

Shockingly, this one was pretty good. It feels like it actually understood the mechanics the first two games had put into place and built a game where all of them worked really well together. I actually had to play the game instead of just cheesing to reach the next fight. I also really enjoyed how the game handled the flow of its fights in having you transition between phases of them in order to get something similar to the original show fight instead of just making you go through ever single small instance of combat in the show the way 2 did. This was probably the best execution of the anime arena fighter I've seen. I get why people talk so highly about this game now. It is honestly really shocking to me that I had this much fun playing the game after how bad I feel Sparking and Sparking Neo were. But hey, Sparking Meteor (this title for it is way cooler than Budokai Tenkaichi 3 I'm sorry) is pretty good. I'll give them that, I'm actually kinda curious to see how Sparking Zero plays out now

8/10

"Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3" for the PlayStation 2 is the quintessential fighting game for fans of the "Dragon Ball" universe, a title that captures the frenetic energy, vibrant spectacle, and epic battles that define the beloved anime series. Released in 2007 by Spike and Atari, this game is the pinnacle of the Budokai Tenkaichi series, and it sets a gold standard for what a Dragon Ball fighting game can be.

From the moment the game starts, "Budokai Tenkaichi 3" immerses players in the rich lore and explosive action of the Dragon Ball world. The roster is staggering, boasting over 150 characters from across the series, including fan favorites like Goku, Vegeta, and Frieza, as well as more obscure characters from the original Dragon Ball, DBZ, GT, and the movies. This unparalleled character selection offers a vast array of fighting styles and techniques, ensuring that every match feels unique and caters to both casual players and hardcore fans.

The game’s combat system is where "Budokai Tenkaichi 3" truly shines. It features a dynamic, 3D battle arena that allows for full-range movement, a vast improvement over the more restricted 2D plane of traditional fighters. This freedom of movement captures the essence of the high-flying, rapid-paced battles that are a hallmark of Dragon Ball Z. Players can soar into the sky, dash at breakneck speeds, and engage in close-quarters combat, all while unleashing devastating energy blasts and signature moves that feel straight out of the anime.

What sets "Budokai Tenkaichi 3" apart is its faithful recreation of the series' iconic attacks and transformations. Each character’s special moves are rendered with meticulous attention to detail, from Goku’s Kamehameha to Vegeta’s Final Flash. The game brilliantly translates the sheer power and visual spectacle of these techniques, with explosive effects and dramatic camera angles that make every battle feel like an episode of the show. The transformation mechanics add another layer of depth, allowing characters to power up into their more advanced forms mid-battle, adding a strategic element to the combat.

The environments are just as impressive as the characters themselves. Players can battle across a variety of iconic Dragon Ball locales, from the serene World Tournament stage to the desolate Planet Namek. These arenas are not just backdrops; they are interactive spaces that can be destroyed and altered during combat, enhancing the sense of immersion and the chaotic nature of the fights.

"Budokai Tenkaichi 3" also excels in its presentation. The game’s graphics, while reflective of the PS2’s capabilities, are vibrant and capture the anime's art style beautifully. The character models are sharp and the animations fluid, faithfully mirroring the dynamic movements and energy of the source material. The soundtrack is a high-energy mix of tunes that perfectly complement the action, while the voice acting, featuring the original Japanese and English dub casts, adds authenticity and nostalgia for fans of the series.

The game modes offer a wealth of content that keeps players engaged well beyond the initial playthrough. The Dragon History mode allows players to relive key battles from the series, with cutscenes and dialogue that bring these epic moments to life. The Mission 100 mode and various tournament options provide additional challenges and opportunities to test one’s skills. These modes, combined with the expansive roster and customizable fighting styles, ensure that "Budokai Tenkaichi 3" has immense replay value.

"Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3" is more than just a fighting game; it’s a love letter to the fans of the Dragon Ball series. It captures the spirit and excitement of the anime with unparalleled fidelity and offers an experience that is as exhilarating for newcomers as it is for long-time fans. It stands as a testament to what a licensed game can achieve when crafted with care and passion for its source material. Whether you're unleashing a Spirit Bomb or engaging in a heart-pounding melee, every moment in "Budokai Tenkaichi 3" is a celebration of the incredible world of Dragon Ball Z.

crack open a few tall boys, boot up that budokai tenkaichi 4, and let the good times begin

Melhorjogo de Dragon ball de todos