Reviews from

in the past


Achei um jogo bem sólido, e até impressiona que ele continua assim jogando 23 anos após seu lançamento. Sei que a versão em questão teve melhorias etc, mas me refiro a base do jogo em si. Não fica absurdamente deslocado de jogos mais recentes.

Aqui temos personagens muito bons, uma ambientação unica que é composta por trilhas sonoras excelentes. O jogo constrói bem o feeling desde o inicio e vai te imergindo na vibe que quer passar, e até mesmo as cinematicas que contam mais do enredo são bem feitinhas, ainda mais pra época em questão, reforçando mais uma vez o ponto que citei no inicio!

A névoa como todos sabem foi introduzida para que o hardware dos consoles na época conseguissem processar outros efeitos essenciais que iam compor o jogo. Isso foi uma decisão sensacional, por que além de melhorar o aspecto grafico, ainda construiu uma das ambientações mais caracteristicas desse genero.

A gameplay obviamente é um tanto dura pros padrões atuais, mas depois de algum tempinho voce se acostuma. A maneira como o boneco se move ao menos nessa versão pode ser mudada no menu do jogo, trazendo mais acessibilidade e opções para os jogadores escolherem o que se adequam mais. Isso é um baita ponto positivo, por que as duas opções de movimentação tem logicas bem diferentes no controle, então pode ser que tanto uma quanto a outra não agradasse algumas pessoas, sendo assim a possibilidade de poder variar entre ambas acaba sendo muito bem vinda!

A história é certamente o principal chamariz desse jogo, mas não espere encontrar nada mastigado ou simples de entender. Na verdade é tudo um tanto ambíguo, fazendo com que eu tivesse que pesquisar sobre interpretações do roteiro apos terminar, pra ter um feedback sobre as concepções que eu tive e descobrir mais detalhes também!

E agora é a parte que entramos nos pontos negativos: apesar da história ser interessante, ter varias camadas e dar muito pano pra manga em discussões. A gameplay não esta andando no mesmo nivel! A questão de ser truncada podemos ate relevar pra época, mas ela sofre de outros problemas também como repetitividade, e o uso da camera que diversas vezes fica em angulos que dificulta em combates e principalmente em puzzles.

Inclusive, os puzzles no geral são interessantes, ficam proximos do nivel Resident Evil, mas pra mim ainda não chegam lá de fato. E o designer de varios lugares me deu uma leve enjoada, a primeira vez que voce entra em um local com milhares de portas e andares é instigante. Mas depois quando voce faz isso pela terceira vez já ficou um tanto saturado pelo menos na minha experiencia.

Os inimigos também tem seus significados e simbologias, mas na hora da ação são bem ok. Até mesmo os chefes pra mim ficaram bem em cima do muro, nem bom nem péssimo, só estão ali existindo e cumprindo seu papel de maneira igualmente ok!

De maneira geral achei interessante a experiencia e matei a curiosidade de conhecer finalmente essa franquia e universo. Jogaria os outros jogos para me aprofundar mais, mas esse em questão não sei se jogaria novamente. No fim não morri de amores como vejo muitas pessoas por aí. Mas recomendo com certeza, ótimo jogo!

The combat/gameplay? Whatever, 6/10.

The narrative, music, presentation, puzzle design?

It deserves every bit of praise, and I highly suggest you play it, at least once, it wouldn't be right to spoil the plot here.

I will say that I was in tears by the end of it all.

Le 2 est celui le plus "troublant" et émotionnel bien que le 1 l'est aussi, le 2 lui approfondi ce côté psychologique, on ne sait si tout ce qui se passe à Silent Hill lors de la visite de James est réel ou l'absurdité dû à son traumatisme.
Vraiment incroyable, moins terrifiant que le 1er mais tout aussi marquant.