Por uma ironia do destino, quase ninguem se lembra mais de Remember Me, o que é uma pena, mas se a Dontnod encontrou sua galinha com os ovos de ouro com Life is Strange, good for them, até parece que teve um esboço de fazer o segundo mas acabou não rolando.

O que eu mais queria era começar um negócio "video games nostálgicos", essa safra de jogos dos anos 2010's é algo único. são uns jogos de 10 horas, de ação e aventura, com uns conceitos originais e o mais importante: artes conceituais e modelagem 3D dos personagens nos extras.

Neo-Paris é linda e é incrível isso se manter 10 anos depois, uma imaginação do que seria uma Paris cyberpunk e o centro da tecnologia na Europa e se reerguendo depois de uma destruição total. Cada vez que a cutscene abria a câmera para mostrar a cidade de fundo era um negócio mágico mesmo.

O combate também é legalzinho, tem uma ideia boa por trás, montar seu combo com qual atributo você quer é interessantíssimo, uma pena que fique repetitivo ali pela hora 8 de jogo.

A história me pegou um pouco, ela parecia ir para um lado depois foi pra outro. o jogo tenta fazer você se conectar com os personagens, mas é meio vazio, ninguém tem muita personalidade, eu estava só assistindo sem sentir uma unidade de emoção. entretanto, esse conceito de mexer com memórias é uma ideia muito forte (e como tudo nessa vida, Doctor Who tocou por cima nesse tema na temporada 3 episódio 3, Gridlock, mas isso fica só de curiosidade). esquecer seu passado, ou momentos da sua vida é o caminho correto para superar a dor? outra pessoa fazer isso com você, remixar a sua memória para você fazer o que ela quer, quão assustador é isso? é realmente brincar de deus como a protagonista coloca. senti falta de uma discussão sobre a ética mais aprofundada sobre por parte do jogo, as vezes ele tava quase lá, Nilin fazia um comentário sobre, mas não avançava muito. acredito que não ia para frente porque poderia quebrar a ideia central do jogo.

Escrevi tudo isso só para dizer que "ah, bom jogo", no meio desse mar de AAA's que saem hoje em dia, falta espaço (ou vontade) de saírem uns AA's despretensiosamente. bom ótimo jogo de 2013 e que se sustenta em 2023.

PS.: o negócio de Doctor Who é literalmente uma única cena

Reviewed on Aug 03, 2023


6 Comments


10 months ago

Não tem muito a ver com o assunto, mas TODA VEZ que eu vejo o nome desse jogo só lembro de uma coisa: https://i.pinimg.com/originals/02/e2/40/02e240f114ee3b637a5d4ac739bd237f.jpg

10 months ago

Zerei ele bem novo e amei, e tenho medo de voltar ao jogo atualmente e desgostar completamente.

10 months ago

@CDX infelizmente eu não assisti esse filme então vou ficar te devendo em entender essa

10 months ago

@guilhermehnp tem coisas que é melhor nem revisitar pra não perder a magia de quando se era mais novo

10 months ago

Pô, recomendo demais. Filmasso.

10 months ago

Se pararmos para pensar, Remember me foi o precursor das ideias básicas da franquia que mudou a Dontnod e ao mesmo tempo foi um experimento do que não fazer em uma gameplay.

Vou ser até um pouco louca, mas tenho a sensação que até hoje eles procuram os temas tratados diretamente e indiretamente como forma de enredo para seus jogos.