Veredito: Mistério criminal top de linha.

Quando pára pra pensar, Ace Attorney é quase um milagre. O original era EXTREMAMENTE de nicho (que inclusive demorou uns anos pra lançar fora do Japão), de um gênero nada popular e com temas praticamente inexplorados no mundo dos jogos, feito por uma equipe de menos de 10 pessoas liderada por um carinha que tinha trabalhado em pouquíssimos projetos antes deste. É um jogo que reutiliza sem dó fundos de cenário, animações, músicas, efeitos sonoros, tudo o que precisar para conseguir focar no que interessa: as tramas e os personagens. Que um joguinho quase de fundo de quintal assim tenha ESSE NÍVEL ABSURDO DE QUALIDADE e conseguiu sucesso o bastante pra virar uma franquia com 8 jogos espalhados em um milhão de plataformas... bom, é quase um milagre.

Pra quem nunca jogou, é uma sequência de 5 casos de assassinato protagonizados por um advogado iniciante. Seu objetivo é conseguir evidências fora do tribunal em seções de aventura gráfica apontar-e-clicar, para provar a inocência do seu cliente dentro do tribunal em sessões de visual novel. Toda a jogabilidade se resume a PENSAR. Todas as testemunhas sempre mentem para incriminar seu cliente, e seu papel é comparar o que elas falam com as evidências disponíveis para expôr as contradições. Logo no tutorial você tem um assassino que testemunha contra o seu amigo de infância e a arma do crime é uma mini-estátua pesada pra caralho d'O Pensador que na verdade é um relógio e que tá com o horário desatualizado... E o roteiro só vai ficando cada vez mais cabeludo.

Os dois primeiros casos são espetaculares, o terceiro é bem bom, e os dois últimos são PUTA QUE PARIU GENIAIS. É impossível terminar o quarto caso sem sentir um profundo respeito pelo relacionamento sincero entre Phoenix, Miles, Larry e as irmãs Fey. Sem admirar a dedicação com que todos fazem seu trabalho e lutam pelo que acreditam, por mais antagônicas que possam ser as posições em que se encontram nesse ou naquele momento. O incidente DL-6 de 15 anos atrás, e todas as suas consequências, é tratado com maturidade e sensibilidade. E quando você acha que não poderia ficar melhor, o jogo te taca um 5º caso de epílogo pós créditos do mesmo nível de qualidade do 4º, com novos personagens extremamente empatizáveis e que explica muito bem todos os rumores por trás do suposto antagonista do jogo.

O jogo tem defeitos, óbvio. Mas fora a sexualização exagerada de uma médium adolescente, aquele fetiche básico de pedofilia com toques de necrofilia, fica realmente difícil mencionar algo que eu não passe pano por causa dos bastidores do jogo. Cara, eram menos de 10 pessoas, o roteirista era também diretor e faz-tudo, é claro que iam ter tropeços.

Se tu nunca jogou, pode ir sem medo. Não vai ser perfeito, mas vai ser bom pra caralho.

Reviewed on Sep 17, 2023


10 Comments


7 months ago

PS: mais de 20 anos depois e Turnabou Goodbyes continua sendo uma das melhores histórias natalinas do mundo gamístico, quiçá A melhor. ❤️

7 months ago

OBJECTION!

>Música para

Um dos momentos gamísticos mais satisfatórios.

7 months ago

@Hunyoshi Quando eu mando uma OBJEÇÃO! e a música continua tocando até bate aquela dor no coração, hahahaha

7 months ago

O homem é simplesmente viciado em acertar, não tem jeito.

7 months ago

Acho que eu devia revisitar esse jogo algum dia, pois eu lembro de ter jogado ele uns 2 anos atrás e não ter achado grande coisa, mas acho que deve ter sido porque não tive paciência por empacar em certas partes em que eu fiquei confuso e não sabia o que fazer e ter apelado pra detonados e save scumming (só pra constar, eu estava jogando a versão de DS, e não em emulador, mas no próprio console)

7 months ago

@Yanser Um dos poucos defeitos é que às vezes você consegue ver mais de uma contradição num depoimento, mas o jogo só aceita aquela ali especificamente.

No mais, é claro que tu vai empacar de vez em quando. =P É um suspense policial, parte da graça é conseguir chegar naquele momento "Já sei!" depois de alguns minutos pensando.

@Bertolomeu ❤️

7 months ago

É um bom ponto, mas é que eu também já tinha jogado Ghost Trick antes dele, e lá tinha progredido quase o jogo inteiro sem usar detonado, e algumas soluções serem mais obtusas em AA meio que foi um choque pra mim

7 months ago

Saiu uma trilogia desse jogo na pass do Xbox e eu sempre vi memes dele. Pela sua Review irei dar uma chance.

7 months ago

@jacksh0w Esta aqui, né? https://www.xbox.com/pt-br/games/store/phoenix-wright-ace-attorney-trilogy/C4R4RB3SB1NN

É uma coletânea de remasters dos 3 primeiros jogos da franquia. Fiz esta review em cima no remaster do 1 nessa coletânea, mas já joguei no DS o port do original de GBA.

Não tem muita diferença do original pro remaster, fora o visual. O remaster ganhou um tapa nos gráficos (ficaram menos "pixelartizados") e salvo engano tem suporte a 16:9.

Fora isso, é o mesmo excelente jogo. Se tu curte visual novel, aventuras apontar-e-clicar e mistérios policiais, pode ir sem medo. ;-)

7 months ago

Em tempo: os memes de Ace Attorney são muito fodas, hahahaha

https://www.youtube.com/watch?v=3l1NWn2LeNo