Veredito: Nostalgia destilada e deliciosa.

Imagino que se você joga Banjo-Kazooie pela 1ª vez hoje, ele deve ser um coletaton padrãozão com câmera bosta e alguns bugs irritantes, mas que consegue ser divertidinho. Só que pra mim, uma criança noventista que cresceu com um N64 e que já tem a platina dele toda no piloto automático de tanto rezerar, é IMPOSSÍVEL realmente saber como é essa sensação. Jogar Banjo pela 1ª vez já adulto? Isso existe?

BK é indissociável da minha infância, só a abertura dele e os primeiros minutinhos já me sugam pelo túnel do tempo. Pra época da TV de tubo, de assoprar a fita até dar certo, de alugar jogo sábado de manhã e devolver segunda de noite, de personagens que pareciam um desenho animado da época, de ler o manual e procurar segredos nas revistas de detonados, e de quando os jogos tinham que estar testados e bem resolvidos no lançamento porque "baixar atualizações" simplesmente não existia. Se um bug não atrapalhava uma partida "normal", não era bug. Era charme, gerava rumores e virava tática de speedrun.

Claro, hoje fica óbvio que várias coisas nele são terríveis. Mesmo que alguns dos bugs realmente não atrapalhem, outros são um inferno, a câmera é um lixo, falta MUITO polimento em muitos detalhes, e certos estereótipos (Mumbo e Gruntilda, estou olhando pra vocês) são indefensáveis. Porém não dá pra negar que crescer com Banjo-Kazooie foi uma delícia, e jogar ele continua uma delícia. O humor retardado da Rare, as raízes extremamente sólidas do gênero coletaton, o charme dos personagens e das fases, o visual e músicas tão fantásticos quanto a tecnologia do começo do 3D era capaz de proporcionar.

Se uma parte dele envelheceu feito fruta estragada (sério, como alguém achou que "Mumbo Jumbo" era uma boa ideia?) o resto envelheceu feito vinho, e é triste ver que hoje em dia esse tipo de coisa é raridade. Mídia física, sem DRM nem microtransações, sem online obrigatório, sem "lança ele todo torto mesmo que depois a gente conserta", sem encher de enrolação desnecessária só pra durar mais horas. Só a alegria boba de ser criança, de voltar pra quando a felicidade de ver o boneco pulando pela tela já era motivo mais que suficiente pra ligar o videogame.

E meu deus do céu, COMO EU QUERIA que os jogos voltassem a ter cheats escondidos só pela zuera da coisa.

Reviewed on Dec 01, 2022


16 Comments


1 year ago

Esse jogo é 11/10, um dos meus jogos favoritos da minha vida !

É a primeira vez que vejo alguém falando mal do Mumbo Jumbo kkkkkkk

1 year ago

Cheats: existem

Jogos atuais: Esquece essa merda ai porra

1 year ago

Pô Geno, se passear pelas reviews dele aqui no site tu acha várias pessoas criticando o Mumbo. =P

Hunyoshi, se os jogos atuais descobrirem o que é um cheat, vão transformar em DLC. =(

1 year ago

@CDX sim, eu nunca vi as outras reviews desse jogo aqui.

1 year ago

Então vale a pena você pegar o seu N64 e cartucho do fundo do armário para jogar hoje?

1 year ago

Esse eu só joguei pouco, seja em locadora (velho é foda) ou em emulador. Um dia eu pego pra jogar no gamepass.

1 year ago

Saudades locadora. =')

Leonardo: sim, muito. No meu caso, pra dar um toque de novidade joguei com Retroachievements.

1 year ago

Já tentei jogar ele por duas vezes e desisti, mas recentemente ele voltou pro topo da lista e figura na segunda posição para mais uma tentativa. Assim que eu finalizar Beacon Pines eu vou pra ele e vamos ver se dessa vez vai.

1 year ago

Desistiu pela câmera e bugs ou pela performance bosta do N64? =P

1 year ago

Pela câmera, achei MT estranho. Mas eu sei que preciso tirar isso da cabeça e encarar o game com outro olhar.

1 year ago

krl paizao textaço, muito bom

1 year ago

Opa, valeu aí! ^.^

1 year ago

Muito bom texto, isso vindo de alguém que jogou BK pela primeira vez já adulto (a versão do Xbox dá uma amenizada boa em problemas de camera e, principalmente, framerate), e o considero um dos melhores jogos de todos. É incrível como ele simplesmente "flui", a impressão que tenho sempre que jogo é que tudo tem o tamanho exato que precisa ter.

1 year ago

Cara, se tu gostou de Banjo-Kazooie, JOGA TOOIE!!!

É basicamente BK2 com MUITOS esteroides. Mundos maiores, mais habilidades, mais colecionáveis, mais segredos... É tudo tão imenso e tão ambicioso e melhorado que BK chega a parecer um protótipo perto dele. Conheço gente que prefere BK justo por ser mais compacto. Ppor exemplo pessoas que não gostam de backtracking, tipo o do Freezeezy Peak/Gobi's Valley, já que BK tem beeeeeeeem mais dessas coisas.

Mas na minha memória ele é tipo a Rare falando "Bora fazer de novo, MAIOR E MELHOR???"

1 month ago

@CDX Eu peguei o Tooie e joguei um pedaço, mas eu notei o quando gigante é o jogo, e o quão perdido eu já tava no início dele que acabei parando de cansaço mental kk ops

1 month ago

@Coutoboy Tooie tem que ser jogado com calma e tranquilidade, hahahaha, senão num dá.

Jogar ele com a mentalidade compacta do Kazooie é tipo querer speedrunizar platina de jogo mundo aberto. Não combina. XD