Veredito: jogo incrível, estragado por um modelo escroto de negócios.

Sky tem alguns problemas como jogo - os controles de voo são mais complicados do que deveriam, rolam alguns bugs de câmera e ele não te ensina direito os comandos - mas nada muito grave. São coisas que dá pra relevar, principalmente porque ele extrapola ainda mais as qualidades típicas da ThatGame: visual lindo pra caralho, jogabilidade e história minimalistas e competentes, multijogador interessante no meio da partida, uma sensação única de beleza e descoberta, de poesia e melancolia. De Flower e Journey pra cá, o salto de qualidade é palpável.

É uma pena que tudo isso se perde no meio daquele típico modelo MERDA de negócios de vários jogos atuais.

Microtransações a rodo, online obrigatório, política de privacidade imbecil, passe de temporada, DRM. Tudo isso às custas de umas boas engasgadas no desempenho e de evitar ao máximo te dar recompensas reais pela exploração.

Foi mal, Sky, mas não dá não. Quando alguém resolve FODER COMPLETAMENTE uma visão artística maravilhosa do time criativo porque QUERO MAIS DINHEIRO, não dá pra perdoar. Volta lá pra fila, que eu te pirateio quando estiver com saco. Daí te dou uma 2ª chance, e provavelmente uma avaliação melhor. Porque apesar de ter que assinar um termo de adesão gigantesco antes de jogar - que eu li e que foi descaradamente escrito por algum engravatado sanguessuga - mesmo assim tentei te dar o benefício da dúvida, e joguei você original. E o que você me deu em troca foi roubar meus dados e exigir que eu gastasse minha franquia de internet móvel pra jogar no ônibus, mesmo que eu estivesse jogando sozinho.

Reviewed on Aug 10, 2023


5 Comments


8 months ago

É triste ver a situação do jogo.
Tive uma das minhas melhores experiências em videogame na minha vida justamente nele, com o show da Aurora no ano passado.

8 months ago

@Bertolomeu É triste demais, cara. O que alguns executivos fazem com certos jogos era pra ser motivo de repúdio geral das empresas, dos devs e principalmente da comunidade de jogadores. A gente tenta jogar original, se esforça pra apoiar o trabalho dos criadores do jogo - o que não é fácil, principalmente numa economia fodida como a do Brasil - e um arrombado aleatório que fica com toda a grana (que deveria ser de quem faz o jogo, e não de um executivo por trás) resolve que não, a gente não pode jogar o jogo direito, porque jogar o jogo direito significa não enfiar mais grana ainda no cuzinho frouxo dele.

Não tem como ficar contra a pirataria numa situação dessas.

8 months ago

@JapaniKatti How did you read this? Google translate from pt-BR to en?

No big deal, just curious. XD

8 months ago

@CDX yup :D .. not the best way, but gets the idea across atleast some what :D

8 months ago

@JapaniKatti I have no ideia how well Google can translate my texts, but happy to know people from other languages can at least somewhat understand them, hahahaha

Nice to meet ya! o/