Bio
Rei do mau gosto.
Personal Ratings
1★
5★

Badges


Noticed

Gained 3+ followers

Liked

Gained 10+ total review likes

Gamer

Played 250+ games

N00b

Played 100+ games

Favorite Games

Chrono Trigger
Chrono Trigger
Shadow of the Colossus
Shadow of the Colossus
Tomb Raider: The Last Revelation
Tomb Raider: The Last Revelation
Metal Gear Solid 3: Subsistence
Metal Gear Solid 3: Subsistence
Fallout: New Vegas - Ultimate Edition
Fallout: New Vegas - Ultimate Edition

273

Total Games Played

000

Played in 2024

000

Games Backloggd


Recently Reviewed See More

Como é dito no título, é uma releitura moderna e pós-apocalíptica do clássico "A Jornada ao Oeste". É engraçado porque é difícil jogar ele e não ver Dragon Ball, já que os dois bebem dessa mesma fonte, ao ponto que o Pigsy é basicamente um Oolong humano até nas piadas e personalidade pervertida dele. Isso talvez torne a história previsível porque você já sabe onde tudo vai dar, especialmente se assistiu a algo como Shinzo quando mais novo. O que sobra mesmo pra te surpreender é a construção de mundo.

Primeiramente eu queria dizer que precisei mexer bastante na versão PC para ajeitar bugs das configurações gráficas e deixar o jogo tinindo usufruindo do máximo que a engine permitia na época. Apesar do trabalho, valeu muito a pena. Esse jogo quase não envelheceu graficamente. Pelo contrário, parece algo que saiu ontem de tão lindo. O visual do cenário e personagens é tão vívido que me cativou imediatamente. Fico todo bobo com qualquer jogo que tenha a estética "tecnologia + natureza" e não tenha medo de usar cores vibrantes. Verde, azul, roxo, vermelho; tudo te salta aos olhos imediatamente. Só que isso ta escondido debaixo de um filtro verde horrível que eu tirei usando um preset do SweetFX. Não sei quem teve a ideia de enterrar esse lindo trabalho visual debaixo da "estética feia do PS3 dos anos de 2010", mas essa pessoa claramente impediu que muitos deixassem de ver esse potencial no lançamento. Super recomendo a quem quiser conferir brincar com as configurações e instalar o preset mais baixado, fica muito mais legal de apresentar a história.

Eu digo isso porque bem... No quesito trama própria - fora das batidas que você já espera serem adaptadas do conto original - o jogo é um tanto confuso no que quer contar porque deixa tudo bem vago. E eu não teria problema com isso se fosse um final aberto ou interpretativo. Mas não, há uma reviravolta repentina no final que... Não é preparada, mas não ofende? Conceitualmente ela é interessante e dá pra ter um bom debate sobre, mas não "respira" tempo o suficiente pra isso, especialmente dentro da história que apresenta. É esquisito, mas não desgostei.

No geral o gameplay foi algo que demorei a me adaptar por ser mais "truncado" em relação a outros hack n' slashes por aí, mas até que é bem satisfatório conforme você libera os upgrades e tem um bom imcentivo para que você explore bastante o cenário. Gosto das lutas de chefões e a variedade de situações que te permitem experimentar mecânicas diferentes. Destaque mais que merecido para a mecânica da nuvem voadora. Ela é obviamente limitada a uso em cenários específicos, mas quando ela é liberada, é MUITO bom ficar surfando nela. Você literalmente consegue explorar o cenário de uma maneira tão livre que o jogo nem te prende ou pune por escalar algum obstáculo pelas pontas. É super satisfatório e bem simples de se controlar, e eu não me importaria de ver essa mesma mecânica em outros jogos, quem sabe algum de DB mesmo.

De resto, como o jogo é pesado em diálogo, os dubladores são ótimos e enchem as personagens de carisma e personalidade. Como contra-partida, isso torna a trilha sonora ausente de destaque fora de pontos específicos. Ela é perfeitamente servível quando precisa ser. Os momentos de tensão e batalha é quando ela fica mais legal. Nos momentos de drama ela se faz menos presente. E entre embates e quebra-cabeça simples, o que vai te manter ocupado é a exploração e o "vivenciar" do universo. Tendo isso em mente, não posso recomendar a alguém que quer algo mecanicamente inovador ou muito polido. Ele faz coisas bem bacanas - especialmente usando o conceito do visor que fica na cabeça do protagonista e te fazendo aprender a usar o co-op com a AI - mas fora disso joga numa zona segura, provavelmente porque, como disse, ele quer que você foque na jornada e pelos locais que passa.

Pra mim? Eu adoro adaptações da Jornada ao Oeste e esse jogo foi um tremendo espetáculo visual gostosinho de terminar. Maaaas se não é isso que procura, acho que não vai te converter a gostar.

Começa frustrante, mas depois que você pega o jeito é viciante demais, não tem como. Na verdade, estou jogando pela QUARTA vez. Sim, acreditem se quiser. E eu adoro essa merda. Ainda quero criar coragem de realmente jogar o primeiro e quem sabe dar uma chance para aquela coisa estanha do Off The Record, mas não dá, este aqui pra mim é divertido demais e é um jogo que me prende muito fácil. É cheio de limitação e defeitos e ainda assim consegue reagir bem a diversas situações in-game melhor do que jogo lançado recentemente. Como que tanka????

Sou péssimo em jogos de stealth e achei que o final ruim não fosse tão ruim.

Maluco, eu me forcei a ser bom só pra fazer o final decente.

Bom jogo.