eles foram lá e fizeram??? um dos melhores jogos de pulo e tirinho já feitos??? esse jogo é tudo é tanta coisa que fica difícil de eu expressar aqui além mais do que ele é simplesmente, videogame.

agora, eu queria falar uma coisa que obviamente é impossível não sentir desde os clássicos e que fica muito na cara no X4, alias diria que até pior. essa é uma série extremamente falocêntrica. sim eu sei que isso é obvio e não acho, necessariamente, que tenha que fugir disso. Dragon Ball ta aí com fãs de todos os gêneros. mas, e um enorme mas, Dragon Ball inicia com a Bulma dando um trio na cabeça de Goku e que depois segue fazendo feitos incríveis ao longo da série mesmo que seja deixada de lado la por perto do inicio do Z (tirando a saga do Freeza, e tudo bem tem a Videl na saga do Buu).

pois bem, Mega Man não tem esse privilegio, das 3 mulheres que existem na série até o X4 uma é criança feita pra faxinar, a outra é criança raptada e a outra é adolescente que morre. eu não gosto de ver histórias dessa forma geralmente, é redutivo, mas a presença da Iris é muito gritante em prol do Zero. "Oh o X foca em amizade e o Zero em amor" ok!!!!! mas sua série não tem uma boneca que não seja extremamente passiva pelo amor de deus.

mas tudo bem, shonenzão, 1997, não tem o que eu impor aqui de valores modernos porque isso foi feito há bizentos anos atrás. só serve eu relatar meu incomodo e ficar pensando que demorou mais 12 anos pra Splash Woman existir e só fizeram uma dela também. acontece

Reviewed on Aug 29, 2023


2 Comments


7 months ago

A franquia só teve a primeira personagem feminina jogável num spin off de Mega Man legends e a primeira chefe mulher na série principal só feio no MM10 ...

7 months ago

@manox MM9! O que torna pior ainda que no 10 e no 11 só ignoraram que podiam fazer isso de novo...