Log Status

Completed

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Time Played

7h 22m

Days in Journal

2 days

Last played

December 31, 2022

First played

December 28, 2022

Platforms Played

Library Ownership

DISPLAY


Definitivamente o melhor Need For Speed do PS1!

Quando criança eu tinha um amor inexplicável por esse jogo. Joguei TANTO, mas tanto, que eu não saberia quantificar as horas dedicadas a ele. Pode não ser tão profundo e extenso quanto um Gran Turismo da vida, mas a identidade que esse game possui é única e imbatível.

Tendo somente Porsches na lista de carros (25 no total), o game, no seu modo "aventura" que aqui é chamado de "Evolution", conta a história dos Porsches ao longo dos anos. Você começa na década de 60 e vai progredindo passando para os anos 80 até os anos 2000 de quando o jogo foi lançado.

É muito interessante pois todas as pistas (total de 7 com algumas variações que torna o número maior) acompanham essa mudança de eras. Correr em Riviera (uma das pistas do jogo) nos anos 60 é totalmente diferente dos anos 2000 e isso traz um sentimento de realidade dentro do que se espera das evoluções, pois não são só os carros que estão mudando.

O visual das pistas também é MUITO bom, um dos melhores de todos os jogos de corrida do PS1. Cada carro é único e MUITO bem representado nos gráficos que o hardware conseguia expressar na tela.

A jogabilidade é muito boa, sendo também um dos pontos altos e que dá de goleada em muuuuuitos jogos de corrida do PS1. Você consegue sentir peso diferente na dirigibilidade de vários carros e o jogo possui uma ótima sensação de velocidade. Também temos dano nos carros e isso se expressa tanto no visual quanto na condução. Os freios ficam gastos, fazendo com que você tenha que repensar os pontos de frenagem, o motor perde potência com o passar das corridas e se você não cuidar da direção seu carro pode começar a puxar para os lados. Isso traz uma dinâmica muito diferente para você cuidar da direção, se não os gastos com reparo são altos.

Por outro lado, preciso registar a única coisa falha da jogabilidade que é com relação a dificuldade. Por vezes o jogo é muito fácil, com você conseguindo chegar em primeiro com uma distancia enorme entre os carros. Em outros momentos (que felizmente são raros) um carro aleatório do grid vira o deus da direção e você simplesmente não vai passar.

Além disso, o game possui outros modos interessantes para estender o tempo de gameplay. O Time Battle (para bater tempos), Corrida normal, Chase (contra policia) Capture the Flag (o nome já diz) e o Factory Driver (um série de desafios e missões com os carros).

Por fim, para falar sobre esse jogo, a trilha sonora... e que trilha cara. Conseguiram criar ritmos e faixas para expressar essa sensação de evolução entre as eras e a construção das músicas é muito boa para um jogo de corrida da época. Sem dúvidas, em termos de trilha sonora em jogos do gênero, qualquer Need for Speed sempre esteve MUITO a frente na época do PS1. Destaque para o gênio Rom Di Prisco, o compositor de grande parte das músicas.