Melhor DLC de Resident Evil?

Para responder a pergunta do titulo eu vou ser direto: SIM
Mas convenhamos, não era pra ser uma DLC né, dona Crapcom Capcom?

Como eu disse na minha review do remake, essa nova prática de fazer o jogo render, tal qual botar água no feijão não me cativa, mas é o que é. Lançam o jogo base e depois vão lá lançar um conteúdo adicional que já deveria ter vindo de primeira, ou até mesmo ser gratuito, mas pq não cobrar por isso já que o Gabriel e muitos outros vão comprar no dayone, não é mesmo? Bom, ser fã tem dessas.

Mas, deixando o criticismo de lado, realmente a Capcom amarrou todo o conteúdo de Resident Evil 4 Remake de um jeito fabuloso, pois agora a história tá completa. Tudo o que pensávamos que estava faltando na campanha principal, está aqui e isso já era meio que uma suspeita forte por grande parte das pessoas, então, não tenha medo de experimentar se esse for o caso.

Vamos revisitar muitos lugares da campanha principal, mas também vamos ter sessões completamente novas, eu diria que acaba ficando 50 - 50 nesse quesito entre novo e "velho". Agora, a gameplay faz muito mais uso da grappling gun, sendo, em alguns momentos, fundamental para sequências de batalhas, que inclusive apresenta uma belíssima variedade de novos confrontos contra bosses.

A história segue a mesma linha obviamente, mas ela está muito mais amarrada e explicada, fazendo com que você já seja cativado pelo modo com menos de 5 minutos de gameplay, o que é bom demais. Inclusive, na campanha principal tivemos uma melhora significativa do papel do Luis na narrativa e, aqui, isso aumenta ainda mais, pois vemos mais das interações dele com Ada nos momentos que ele não estava com Leon. Além disso, sabemos que o pano de fundo dessa missão tem o Albert Wesker, pois isso já estava claro no jogo original, mas aqui ele aparece MUITO mais e isso também é do cacete.

Resumidamente, é uma DLC fundamental para a total compreensão das novidades que o remake trouxe, por mais que a gente saiba o pano de fundo por conta do original, eu considero essa DLC obrigatória, pois duas coisas acontecem envolvendo o Wesker (uma acontece na metade do gameplay em diálogo com a Ada e outra na cena pós-crédito) e isso tem o poder de trazer grandes coisas para a história como um todo e até, quem sabe, fazer os fãs sonharem com dois possíveis remakes em especial.

Agora que eu falei muito bem da parada, vou fazer dois adendos no final, que inclusive foram os fatores que me fizeram deixar de dar nota máxima.

Problemas sérios notados no dia do lançamento, dia esse que eu joguei, zerei e faço essa review:

Problema 1: não sei se é problema do jogo no xbox ou se foi uma falha da Capcom no port para o console, mas a campanha não mostra nenhuma das novas conquistas, o jogo segue mostrando apenas 1000g. Vi algumas outras pessoas relatando o mesmo problema no twitter e, até o momento, não vi nenhum posicionamento da Capcom ou do Xbox.

Problema 2: O jogo já lançou faz 6 meses e até hoje o desempenho no Xbox Series S não é fluido. O modo exibição que mostra o jogo em 1440p - 45 frames está, em grandes partes e cenários, simplesmente cagado com texturas em baixíssima resolução, flickando e até não carregando e isso é um completo absurdo. É algo que até certo nível afeta a gameplay, mas não destrói, até mesmo pq podemos optar pelo modo desempenho 1080p - 60 fps, mas no fim fica um leve amargor por não ser 100% fluido como deveria.

Sem querer ser defensor de plataforma ou qualquer coisa do tipo, mas parece que o desempenho do series s é propositalmente deixado de lado para se aproximar do PS4, pois não dá pra entender como a mesma engine e menos de 2 anos fizeram o Village rodar tão bem no Series S e, agora, o Remake rodar de forma esquisita. Não quero ser conspiratório nem nada do tipo, mas é doido isso.

Reviewed on Sep 22, 2023


6 Comments


8 months ago

É meio estranho um Remake receber DLC como se fosse um jogo totalmente novo.

8 months ago

@Geno123 definitivamente é bizarro mesmo. E aquilo né: money rules $$$. Pra realidade nossa aqui, um preço consideravelmente carinho de R$51 reais por 4 horas de gameplay.

8 months ago

Só pra por mais lenha na fogueira mas, o port do Street Fighter 6 pro Series S também foi polêmico.

Anyway, eu tenho que pegar isso aí logo, não é como se eu já estivesse cheio de jogo pra jogar kkk

8 months ago

Também faço parte da seita que acredita na otimização inferior pro Series S em alguns games, fica bem nítido em alguns casos.

8 months ago

@Hunyoshi SIIIM, pode crer. No caso do STF eu não joguei, mas vi os vídeos comparativos, tipo sem os NPCs no fundo das fases e tal, bem bizarro.

E pega logo, meu caro. Eu tava aqui só no Starfield e, depois dessa DLC, eu consegui deixar ele um pouco de lado.

8 months ago

@yLucas muito bom saber que eu não estou só nessa seita kkkkk