Log Status

Completed

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Time Played

32h 12m

Days in Journal

2 days

Last played

November 2, 2023

First played

October 28, 2023

Platforms Played

DISPLAY


Alan Wake II: Talvez o Melhor Survivor Horror Já feito na História...

Olha, é impressionante ver o que a Remedy conseguiu entregar nesse jogo, de verdade. Primeiro pois ele parece uma carta de amor aos fãs dos jogos dela, principalmente aos fãs de Alan Wake.

Mas também pois, é notório o quanto de amor que ela colocou nesse projeto. De ligações de Max Payne até Quantum Break, e principal de Alan Wake a Control. Tudo parece ter sido construído com muita paixão e vervor por aquilo que eles já haviam entregado.

É também notável que Alan Wake II é extremamente único. E me deixa feliz ver um projeto na qual os desenvolvedores amaram tanto fazer, sendo retribuído com ainda mais amor por parte dos fãs... Infelizmente não é sempre que isso acontece... E alguns casos a falta de reciprocidade em relação ao público até me deixa meio triste... Principalmente quando eu vi, de perto mesmo, os desenvolvedores tentando, e amando, criar algo que seus fãs iam amar, mas que eles quase que desprezaram. Aconteceu com um jogo de espaço que vi por aí.

Mas felizmente esse não é o caso aqui. Alan Wake tem sido muito bem avaliado, e amado também. E isso por seus próprio méritos.

Ao olharmos em primeiro momento podemos até ter a impressão de que esse jogo séria um cópia dos remakes de Resident Evil, em específico o 2. Mas eu devo dizer que isso fica apenas na primeira impressão, pois Alan Wake II é extremamente, de verdade, extremamente único. Seja em sua direção de arte, trilha sonora, construção de mecânicas. E até mesmo em sua gameplay, que é bastante cadenciada, sim um pouco lenta no começo. Mas que se atrela totalmente a sua história e narrativa.

Eu não consigo enxergar Alan Wake II de outra forma. Apenas como um Jogo de videogame, acredito que essa história só poderia ser contada por meio dessa mídia, muito por conta da forma única como foi construída. E isso me deixa muito feliz.

No final das contas, esse cara aqui é, como eu disse antes, uma carta de amor. Valeu a pena esperar 13 anos, não apenas para que a Remedy evoluísse as suas ideias, fórmulas, e jogabilidades, por meio de jogos como Quantum Break e Control. Mas também para que suas vontades e ideais fossem construídos no tempo certo, e assim, eles entregassem esse jogo fantástico que entregaram.

Como fã dos jogos dela, e também de tudo o que fizeram, posso dizer que Alan Wake II é o Magnum Opus da Remedy com certa facilidade. Um clássico instantâneo que merece muito respeito. Não apenas um dos melhores jogos do ano, como também um dos melhores de todos os tempos, caminhando para com o tempo, se tornar um dos meus jogos favoritos também (⁠´⁠⊙⁠ω⁠⊙⁠`⁠)⁠!

Para Alan Wake II, um belíssimo 5/5 ou na versão detalhada um 9.9/10!