Tomba! é um jogo muito divertido de se jogar, e com uma arte muito bonita.

Os controles do jogo são muito simples, o que é normal em jogo de plataforma, e tendo que usar itens no inventário quando esta no lugar certo.

Quando joguei quando era criança eu achava esse jogo muito bizarro e difícil para avançar, para quem não lia os diálogos, tanto que eu joguei o jogo em japonês, por algum motivo, e por ele ser algo que na época que era incomum, tanto por sua arte com cores bastante saturadas, inimigos, personagem principal, e cenários bem característico. Algo que era mais comum em jogos Japoneses.

Os Inimigos mais diferentes são Porcos do Mal ( Sim esse é o nome deles), o qual é o inimigo principal, tendo algumas variações, como ter asas e algumas armas.

Os cenários do jogo são bem diversos e bem feitos, tirando 2 cenários que tem queda, ao qual a câmera do jogo não ajudar a você ver o que vem adiante ou a onde tem que cair, mas não é frustrante, pois tem um save bem no começo desses cenários, caso perca todas as vidas.

A História é bem bobinha, não sendo complexa ou épica, porém não chega a ser ruim, pois é bem simples.

O personagem Tomba é bastante Incomum para época, por ter cabelo rosa, vestir somente uma calça verde.

O Tomba tem duas formas de combater os inimigos, sendo uma arma, ou pular na cabeça do inimigo e jogar ele para o lado que você está virado.
As armas são ou um bumerangue ou uma bola com espinhos em uma corrente, que é usada da mesma forma do bumerangue. Elas são um tanto inútil nesse jogo, tanto que quase não utilizei e não é necessário em nenhum lugar, tirando uma arma chamada Grapple, o qual você usa para pendurar nas plataformas, tanto que a forma de derrotar todos os bosses no jogo é pulando neles para jogar em um saco, para capturar eles.

O jogo tem 130 missões ao todo, ao qual a maioria termina muito rápido, como se fosse um método para guiar o Jogador na missão principal, porém as missões não tem muita informação no log de missões no menu, caso você esqueça do que tem que fazer. Nesse jogo é praticamente obrigatório você ler CADA diálogo do jogo, se não é muito fácil se perder nele.
As missões normalmente se inicia quando se encontra com algo ou alguém. Isso faz se perder algumas vezes no jogo, caso se esqueça do que tem que fazer ou a onde alguns NPCS falam para você ir.
Teve 2 vezes ao qual eu fiquei perdido no jogo por algumas HORAS por conta que o jogo ter MUITO Backtracking nos cenários, então todos os cenários são visitados VÁRIAS vezes. Isso me fez platinar o jogo por eu não saber qual missão eu precisava terminar para avançar no jogo, pois o jogo não separa o que é necessário fazer e o que é secundário. E algumas das missões, aconteceu de que os NPCS não darem uma instrução completa, por exemplo, um personagem perde uma sacola 2 vezes no jogo, e ele aparece em dois lugares DIFERENTES, e na última vez ele somente diz " Eu perdi bem ali " (algo parecido), e eu fiquei procurando no cenário por muito tempo, e depois de 2 horas procurando o item, ele estava no exato lugar ao que entreguei o item na primeira vez, o qual é um lugar longe da onde ele tava para ele falar assim.

O bom desse jogo é que os cenários são bem bonitos, não parecer cansar de olhar, então o Backtracking não é tanto um problema, e os cenários são bem conectados, fazendo em que fique fácil de lembrar como que volta nos cenários anteriores.

A música do jogo é bastante agradável, mesmo a maiorias sendo um loop de 10 a 20 segundos, e se encaixam bem em cada cenário.

Este jogo é muito RECOMENDÁVEL.

Reviewed on Mar 09, 2024


Comments