Bio

Nothing here!

Personal Ratings
1★
5★

005

Total Games Played

000

Played in 2024

000

Games Backloggd


Recently Reviewed See More

This review contains spoilers

E SE FIZÉSSEMOS LIFE IS STRANGE DE NOVO, SÓ QUE PIOR?

O que o jogo tinha acertado no primeiro, ele erra aqui.
O que o jogo tinha errado no primeiro, ele erra mais.

Isso não tem como culpar o jogo, pois na época tava tendo uma greve dos dubladores, ou seja, a dublagem (que já não era boa no primeiro jogos, com exceção de alguns personagens chave como o David e a Chloe) está bem abaixo do que era no primeiro jogo.

Mas quando seu objetivo é fazer um jogo de romance entre 2 pessoas problemáticas e a parte do romance é completamente prejudicada por uma dublagem ruim e sem química e sua história SE RECUSA a admitir que as pessoas problemáticas são pessoas ruins, vc tem isso ai que foi entregue. Um jogo que não acerta em nada e em troca, por ser uma prequel, piora o que tinha de "bom" no 1 jogo.

Primeiramente, a mecânica nova do jogo, o Backtalk, onde a Chloe com sua "língua afiada" responde todos os adultos malvados com ofensas e retrucadas. "Nossa, mas o diálogo do primeiro jogo não era ruim? Agora eles estão tão confiantes na melhora deles que vão fazer uma mecânica que depende TOTALMENTE do diálogo ser bem escrito?" É... pois é... o diálogo "melhorou" de vergonhoso pra simplesmente ruim. Essa mecânica é uma merda, com "ofensas e retrucadas" que uma criança de 11 anos falaria. Mas quem me dera esse fosse o único problema dessa mecânica.

Eu acho que o esse jogo tem 4 cenas que resumem perfeitamente todos os problemas dele.

1 cena - A cena do David e da Chloe no carro. Nessa cena (Que não afeta em NADA o percorrer da história, o que é um problema que irei dissertar em detalhes na 2 cena) vemos que o David é uma pessoa problemática com atitudes machistas, depois a mecânica de backtalk pode ser usada contra o David. Se vc ganhar, parabéns. Mas e se vc perder? Se vc perder, o David diz pra Chloe querer se aproximar dela e ter uma relação no mínimo amigável pelo bem da mãe da Chloe. Qual o meu ponto com isso? A mecânica de backtalk, além de ruim, apenas serve, de forma irônica e claramente não intencional (o que eu irei falar sobre na 4 cena) mostra que a Chloe é uma pessoa ruim e que o jeito dela piora as coisas e prejudicar a história e o desenvolvimento dos personagens junto.

2 cena - A cena do teatro. Essa cena, para mim, representa TODOS os problemas do jogo. Dependendo de uma escolha específica sua antes, a Rachel pode ser expulsa do teatro ou não. Caso ela n for expulsa, vc descobre que a personagem genérica do mal tenta drogar a Rachel para que ela não participe, então vc faz a própria tomar a droga e participa da peça. Questionável, mas ok, dá pra passar pano. Mas e se a Rachel for expulsa da peça? Bom, vc simplesmente droga a personagem genérica do mal DE GRAÇA, apenas para a Rachel participar com vc. E essa ação tem consequências ou é questionada depois? Não. Fica tudo bem e perfeito. Agora, falando da peça em si. Aqui fica nítido que o jogo tá cagando pra suas escolhas completamente, se vc acerta ou erra todas as falas, não importa. A Chloe é elogiada e tratada como um gênio de qualquer jeito. Outros problemas do jogo ficam explícitos aqui também, a dublagem de baixo nível e sem química que não é ajudada pelo diálogo vergonhoso e ruim e a piora das animações faciais.

3 cena - O plot twist da família da Rachel. Dessa vez, o plot twist em si é bom. Mas o jeito como a Rachel e a Chloe reagem me incomoda. O jogo tenta pintar os pais da Rachel como errados por esconderem que a Rachel tinha uma mãe viciada em droga que trocou a filha por dinheiro pelos últimos 17 anos, e daí o objetivo principal se torna encontrar a "verdadeira" mãe da Rachel (como se a mulher que criou ela por 17 anos não fosse a mãe dela de verdade). Essa cena é mais um incômodo meu em como o jogo trata a família da Rachel como pessoas de merda apenas por quererem o bem da Rachel. E também serve de gancho pra 4 cena.

4 cena - A cena que a Chloe invade a casa do pai da Rachel pra descobrir detalhes. Essa cena pra mim representa o MAIOR problema desse jogo. Durante o jogo inteiro, vemos que a Chloe, por sua atitude, estraga tudo ao seu redor e comete vários erros por ser imatura e influenciável. Também vemos a Rachel, que no jogo inteiro apenas se mostra ser egocêntrica, manipuladora, mentirosa e problemática, como dito na cena do teatro, ninguém nunca questiona ou confrontra essas ações ruins e erradas das duas. Exceto um personagem. O Eliot. O Eliot o jogo todo tenta convencer a Chloe de que ela está em perigo com a Rachel e que ela é uma pessoa tóxica e perigosa, servindo como uma "bússola moral", como alguém que se importava e tentava ajudar a Chloe a fugir dessa relação tóxica. Mas nessa cena tudo é jogado pela janela, o Eliot é revelado como um maluco stalker e egocêntrico que perseguia a Chloe e só fazia o que fazia para "conquistar o amor" da Chloe, ou seja, o jogo sai do seu caminho apenas para dizer que a ÚNICA pessoa que questiona as ações das protagonistas é, na verdade, a pessoa ruim da história.


Resumo da ópera: O que era bom, ficou ruim e o que era ruim piorou.

This review contains spoilers

Um jogo que EU PESSOALMENTE detesto em todos os quesitos. Eu entendo perfeitamente quem se identifica ou gosta do jogo, pois eu consigo ver o charme e a importância dele pras pessoas e pra indústria.

Mas pessoalmente? Esse jogo não consegue acertar em nada do que se propõe. Os personagens que vc deveria se importar são todos estereótipos genéricos sem profundidade ou a PIOR pessoa do mundo (estou olhando pra vc Chloe), sem falar tbm que o diálogo desse jogo é, no mínimo, vergonha alheia. Parece um velho tentando imitar como os "jovens" falavam em 2012-2014, oq n é ajudado pelo fato da maioria dos personagens terem uma dublagem mediana pra ruim. O jeito que o jogo trata o suicídio da Kate é insultante no mínimo. "Como assim vc não decorou todos os fatos aleatórios e específicos da minha vida? Irei me matar!". E aquele plot twist? MEU DEUS que plot twist PORCO. "muahahaha eu era o vilão o tempo todo! O professor que aparece por tão pouco tempo que vc nem percebeu que o meu sotaque mudou completamente depois da minha revelação!".

Isso tudo em quesitos subjetivos, vc pode gostar dos personagens e da história, ok. Mas e em quesitos técnicos?

Positivos: A interface é bonita e estilosa e a trilha sonora é boa

Negativos: Os personagens tem uma animação facial praticamente inexistentes, o gráfico do jogo é feio, mesmo levando em conta a época, a mecânica de viagem no tempo é mal aproveitada, servindo apenas como um mecanismo pra empurrar o jogador pra história que o jogo QUER que vc siga, com a max falando com frequência coisas como "Nossa, eu fui babaca com essa pessoa, talvez eu deva VOLTAR NO TEMPO e MUDAR MINHA FALA,hein?".

Apesar de eu não ter terminado, é um dos metroidvanias mais divertidos que já joguei