Talvez o game do Kirby que mais desperdiçou todo o potencial que tinha

Squeak Squad tinha tudo, absolutamente tudo para ser um dos jogos mais legais do Kirby se todas as suas ideias fossem executadas corretamente, e eu juro que não estou exagerando, era pra esse game ser do caralho. Esse jogo introduziu cada ideia foda que olhando de fora parece até exagero o que eu estou dizendo, mas sério, nenhuma dessas ideias foi executada de forma decente.

A primeira mecânica que esse jogo introduz e que logo de cara você percebe o grande potencial que ela tem é o de carregar itens na tela de baixo do DS. Essa ideia é muito foda, mas no DS em específico funcionou de forma muitíssimo limitada por conta do tamanho mesmo, ao todo você pode carregar somente 5 coisas, e o que mais me irritou nessa mecânica é que os colecionáveis das fases (Geralmente 3 baús), PRECISAM ser carregados na sua tela de baixo, restando o espaço para carregar duas míseras coisas, o que sinceramente ajuda muito pouco e limita demais a ideia original.

Falando nos colecionáveis, que são baús, tiveram a brilhante ideia de dar um sentido na busca deles, visto que neles podem conter os chamados ''Scrolls'', que melhoram as habilidades do Kirby e expandem seu moveset, mas adivinha? Outra ideia mal executada. Temos um scroll para cada poder e a diferença que eles fazem é bem pequena, poderiam caprichar mais nessa expansão das habilidades e explorar muito mais o que cada uma de fato conseguiria fazer. E voltando aos baús, eles são só muito fáceis de se achar, deixando o 100% desse jogo algo que beira o ridículo de fácil.

O level design é simplório pra caramba, e tudo bem, esse é um jogo do Kirby, e todo mundo sabe que essa franquia nunca precisou de nada muito mirabolante para nos cativar, mas o lance é, esse level design é bizarramente genérico e nada criativo. As fases são fáceis, curtas e com colecionáveis mal escondidos.

A introdução dos Squeaks deve ter sido a melhor coisa desse game, visto que os achei vilões super carismáticos, mas a mecânica deles de aparecer no fim de toda fase para roubar o último baú foi ficando enjoativa, fora que derrotá-los nessas ocasiões é algo que beira o ridículo, diminuindo e muito a importância deles no jogo. Poderiam colocar essa mecânica em uma ocasião mais propícia, como por exemplo em toda fase que antecede o boss do mundo. Na minha opinião seria muito mais divertido e menos cansativo. Apesar dos pesares, os Squeaks são sim bons vilões, e o tema deles é bastante empolgante, a adição do Daroach no Star Allies foi de fato certeira.

Há ainda outra mecânica ''escondida'' nesse jogo que teria um belo potencial se o game desse mais atenção à ela, que seria a de mesclar habilidades, no maior estilo Kirby 64, mas não esperem muita coisa, as misturas são limitadíssimas, não te ajudam em quase nada e são muito pouco criativas, se quiser jogar um game onde essa mecânica dá certo, jogue o Kirby 64 ou o Kirby Star Allies.

Mas há sim pontos positivos nesse game, como a jogabilidade extremamente precisa e ''rápida'' pros padrões da série, o design de personagens, principalmente de bosses (Menos o último, que é horrível tanto em design, quanto em batalha), e também a própria roupagem do game.

Tá, eu posso estar sendo um pouco duro com esse jogo, mas o ponto é, ele prometia e muito. Eu só recomendo esse game para você, fã de Kirby que nunca o jogou, pois poder ver a quantidade de coisa entupida de potencial pode dar uma criatividade a mais para sonhar com um game do Kirby onde tudo isso seja aplicado de forma correta.

Reviewed on Jun 11, 2024


1 Comment


6 days ago

Ele foi o meu segundo Kirby da história e tenho uma puta nostalgia dele mas desde aquela época eu já sabia que o Super Star Ultra era muito superior, concordo absolutamente tudo que você disse.

Os gráficos e músicas são bons mas a maioria são reutilizados dos jogos de GBA.

O Boss Endurance (Boss Rush) também acho que podia ser melhor e mais divertido, só lutamos com os 9 chefes principais sendo que tem uma boa quantidade de mini chefes,como os Mid Bosses e os Squeaks.