Um dos jogos mais completos que eu devo ter jogado em toda minha vida até agora.

Eu já tinha ouvido elogios absurdos sobre Silent Hill 2, mas nunca me aprofundei pra saber tanto, justamente pra não atrapalhar minha experiência com o jogo. Esses elogios com certeza não são um exagero, o jogo de fato é especial.

A atmosfera continua incrível e agora com a tecnologia que o PS2 proporcionou pra equipe de desenvolvimento, acabou trazendo mais vida para a neblina que nos acompanha durante todo o game. Diferente do primeiro, desde o início da pra sentir algo muito maior do que somente medo ou tensão, tudo é muito melancólico, dramático e desconfortável. O game te conta uma história através desses sentimentos, por cada cenário que você passa tem uma história, assim como cada monstro, linhas de diálogos, documentos, tudo se complementa, tudo tem uma história que retrata os personagens da forma mais sutil. Diferente do primeiro jogo, onde eu reclamo que existe uma falta de informações no game, nesse é o contrário. O jogo faz questão de dar todas as informações necessárias para a compreensão da narrativa, mas não joga tudo completamente na sua cara, tudo é questão de prestar atenção, explorar o mapa e interpretar (e mesmo assim tem doido que espalha desinformações a rodo pela internet achando que entendeu o game). O game é um dos mais completos que eu já vi, até mesmo uma "DLC" que só tem 1 hora de duração, consegue ter tantos detalhes incríveis e que só acrescenta mais pra história principal. O fator replay desse jogo é muito alto e jogar uma segunda vez, sabendo de tanta coisa, pegando todos os mini detalhes que você deixou passar de primeira traz uma riqueza maior ainda pra narrativa. O jeito como um player joga pode alterar completamente todo um final, além de também mudar algumas utilizações de itens chaves pra história do jogo, todos esses detalhes só transforma Silent Hill 2 em uma experiência definitiva do que é videogame.

O desenvolvimento do protagonista é um dos melhores que eu já vi em mídia no geral. Todo o debate que gira em torno dele, toda a relação que ele tem com a história e com outros personagens, incluindo com a cidade... é um negócio de maluco, é fenomenal como a equipe do jogo fez isso.

Quem for olhar o making of do jogo, sabe o quanto a equipe tava realmente comprometida em trazer uma das melhores experiências que dava pra ter naquela época e não falo só da equipe de desenvolvimento, também falo dos atores que deram a vida pelos personagens ou até mesmo o lendário Akira Yamaoka que faz a trilha sonora. Todo mundo estava devidamente comprometido.

A exploração do mapa melhorou bastante, você se sente mais motivado a explorar cada canto dos mapas e diferente do primeiro jogo onde se torna inviável explorar a partir de certo ponto da história, aqui no segundo é mais tranquilo.

As mecânicas continuam as mesmas do primeiro jogo, mas eles deram uma atenção especial pros puzzles. Se no primeiro, além de serem difíceis e criativos, no segundo toda a dinâmica de puzzle muda. A cada run, o jeito de solucionar cada puzzle muda pra cada jogador, então os documentos que você pegou pra fazer um determinado puzzle no seu jogo, pode conter informações diferentes na minha vez de jogar. Dependendo da dificuldade do jogo também, os puzzles se tornam mais difíceis o que gera resoluções mais randomizadas ainda. Os puzzles aqui estão mais criativos do que nunca, mais do que o primeiro inclusive.

A direção do jogo continua sendo acima da média, assim como a trilha sonora. A atuação no inicio pode parecer meio estranho, mas devido a alguns problemas na época envolvendo o trabalho de áudio, acabou que deixou dessa maneira meio estranha (também é dito que os atores não recebiam exatamente detalhes sobre o que era pra fazer por parte da direção que era meio inexperiente com motion captures na época). Como dito antes, a trilha sonora é espetacular e aqui vai mais uma indicação de música: Theme of Laura (acho que é uma das melhores que já ouvi).

A movimentação ainda é aquela de costume dos Survival Horrors antigos, somente deram uma refinada, mas ainda não é perfeito. A câmera do jogo não melhorou em nada, é muito limitado a ação de controlar ela e o combate é nada mais que OK.

Silent Hill 2 conseguiu me dar um sentimento que não sentia com um jogo há muito tempo, que é não conseguir parar de pensar no jogo mesmo depois de zerar. Eu passava horas no jogo sem cansar, apenas querendo mais. A minha experiência com Silent Hill 2 foi uma das melhores coisas que eu tive em anos com videogame e que abriu muito a minha mente, mesmo os problemas de gameplay, ainda são problemas pequenos que
da pra desconsiderar por conta de toda a grandeza do game. Pode vim o remake e espero que seja ou do mesmo nível ou até melhor.

PS: "In my restless dreams,
I see that town.
Silent Hill."

Reviewed on Oct 17, 2023


3 Comments


7 months ago

Você está fazendo um bom trabalho pra me convencer a jogar ele logo, mas eu vou resistir bravamente! XD

Jogou qual versão, Greatest Hits?

7 months ago

@CDX Que isso cara, ta se guardando todo porquê? ta esperando o remake pra jogar?

Imagino que sim, joguei a versão do PS2 que tinha disponível pra baixar, não me atentei muito se era "Greatest Hits".

7 months ago

Tou jogando 4 jogos ao mesmo tempo já, e um deles com 2 mods que aumentam muito o conteúdo. XD

E Talos 2 lança daqui a 2 semanas. 👀