Eu demorei 7 anos para começar a gostar de hollow knight.
Eu tentei 2 vezes antes de realmente gostar do jogo. Uma em 2018 e outra no início da pandemia, 2020.
A maior dificuldade pra gostar desse jogo foi o terror de jogar metroidvanias num geral que é se perder a cada segundo, mas a diferença da minha terceira tentativa é que eu estava disposto a andar até entender o que eu deveria fazer.

Primeiramente eu sinto que deveria falar sobre as músicas do jogo já que dentre os infinitos pontos positivos do jogo, é o que eu sei que mais vai ficar marcado em minha mente. As músicas de cada área, cada encontro, cada boss do jogo são muito únicas e marcantes, o suficiente para ouvir as primeiras notas e ter um flash do momento em que você ouviu pela primeira vez. Vai demorar para um jogo me fazer sentir a mesma coisa que eu senti ouvindo as músicas da tropa Grimm.

Sobre jogabilidade existem dois tópicos então vou começar falando sobre a gameplay "normal" do jogo, fora dos bosses.
Hollow Knight é um jogo com a intenção de ser difícil, ou pelo menos "não ser fácil" e isso fica claro nas primeiras horas de jogo, conforme o tempo passa você percebe que apesar de simples, o combate e as mecânicas de combate do jogo estão no ponto perfeito. São simples, mas de forma alguma "simples demais", e isso sem mencionar a gimmick principal de um metroidvania que o famoso "Uau, existe uma passagem aqui na primeira área do jogo, mas daqui a umas 8 horas de gameplay eu volto já que eu ainda não tenho a habilidade necessária desbloqueada"... há alguns anos essa frase seria uma crítica, pra mim, hoje, essa é a mais pura arte do jogo.

AGORA SIM, sobre os bosses, mesmo que não tenha muito o que adicionar já que é o tipo de sentimento que apenas sentimos jogando, mas o melhor exemplo de como eu me sinto combatendo bosses são as Sisters of Battle. Tanto em trilha sonora quanto em combate essa luta inteira é como uma dança, se você entra em harmonia com "seus parceiros de dança", é uma das experiências mais marcantes de combate num jogo.

Graficamente falando o jogo não é "só" bonito, já que beleza nunca foi muito meu maior foco em um jogo, mas eu sou aficcionado em detalhes e nisso o jogo não peca. Tanto detalhes que acrescentam na lore do jogo (me segurando pra não dar spoiler) como detalhes que simplesmente deixam o jogo mais bonito, não existe uma única falha.

E finalmente sobre a história. Minha recomendação é jogar o jogo inteiro fazendo o final "normal" e depois o final verdadeiro (talvez você precise de uma guia para este). Preste atenção nos NPCs, diálogos e tire suas próprias conclusões, mas por se tratar de uma "narrativa-não-intrusiva" eu recomendo que pesquise a história do jogo seja em fórums ou em vídeos, Simplesmente VALE. A. PENA!

Overall: Jogue! É simplesmente incrível!

Reviewed on May 07, 2024


Comments