Bio
Oi! Não sou crítico nem tento ser, apenas gosto de jogos
<3
Personal Ratings
1★
5★

Badges


Noticed

Gained 3+ followers

Favorite Games

Undertale
Undertale
Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2
Yakuza 0
Yakuza 0
Gris
Gris

062

Total Games Played

013

Played in 2024

025

Games Backloggd


Recently Played See More

Hollow Knight
Hollow Knight

May 06

Neon White
Neon White

Apr 19

Monster Hunter: World - Iceborne: Master Edition Digital Deluxe
Monster Hunter: World - Iceborne: Master Edition Digital Deluxe

Apr 17

Doom Eternal
Doom Eternal

Apr 15

Buckshot Roulette
Buckshot Roulette

Apr 11

Recently Reviewed See More

Eu demorei 7 anos para começar a gostar de hollow knight.
Eu tentei 2 vezes antes de realmente gostar do jogo. Uma em 2018 e outra no início da pandemia, 2020.
A maior dificuldade pra gostar desse jogo foi o terror de jogar metroidvanias num geral que é se perder a cada segundo, mas a diferença da minha terceira tentativa é que eu estava disposto a andar até entender o que eu deveria fazer.

Primeiramente eu sinto que deveria falar sobre as músicas do jogo já que dentre os infinitos pontos positivos do jogo, é o que eu sei que mais vai ficar marcado em minha mente. As músicas de cada área, cada encontro, cada boss do jogo são muito únicas e marcantes, o suficiente para ouvir as primeiras notas e ter um flash do momento em que você ouviu pela primeira vez. Vai demorar para um jogo me fazer sentir a mesma coisa que eu senti ouvindo as músicas da tropa Grimm.

Sobre jogabilidade existem dois tópicos então vou começar falando sobre a gameplay "normal" do jogo, fora dos bosses.
Hollow Knight é um jogo com a intenção de ser difícil, ou pelo menos "não ser fácil" e isso fica claro nas primeiras horas de jogo, conforme o tempo passa você percebe que apesar de simples, o combate e as mecânicas de combate do jogo estão no ponto perfeito. São simples, mas de forma alguma "simples demais", e isso sem mencionar a gimmick principal de um metroidvania que o famoso "Uau, existe uma passagem aqui na primeira área do jogo, mas daqui a umas 8 horas de gameplay eu volto já que eu ainda não tenho a habilidade necessária desbloqueada"... há alguns anos essa frase seria uma crítica, pra mim, hoje, essa é a mais pura arte do jogo.

AGORA SIM, sobre os bosses, mesmo que não tenha muito o que adicionar já que é o tipo de sentimento que apenas sentimos jogando, mas o melhor exemplo de como eu me sinto combatendo bosses são as Sisters of Battle. Tanto em trilha sonora quanto em combate essa luta inteira é como uma dança, se você entra em harmonia com "seus parceiros de dança", é uma das experiências mais marcantes de combate num jogo.

Graficamente falando o jogo não é "só" bonito, já que beleza nunca foi muito meu maior foco em um jogo, mas eu sou aficcionado em detalhes e nisso o jogo não peca. Tanto detalhes que acrescentam na lore do jogo (me segurando pra não dar spoiler) como detalhes que simplesmente deixam o jogo mais bonito, não existe uma única falha.

E finalmente sobre a história. Minha recomendação é jogar o jogo inteiro fazendo o final "normal" e depois o final verdadeiro (talvez você precise de uma guia para este). Preste atenção nos NPCs, diálogos e tire suas próprias conclusões, mas por se tratar de uma "narrativa-não-intrusiva" eu recomendo que pesquise a história do jogo seja em fórums ou em vídeos, Simplesmente VALE. A. PENA!

Overall: Jogue! É simplesmente incrível!

Simples, mas o melhor comentário a se fazer é: "O necessário"
Os gráficos não são "Oh meu deus eu não sei mais o que é real", mas definitivamente é o necessário e o suficiente para criar a atmosfera que o jogo quer transmitir.
Não tem uma história a não ser pelo "contexto" do ambiente: Uma balada aparentemente ilegal, meio underground, em que você entra em contato com "O Dealer", uma entidade misteriosa que te desafia numa "roleta russa de escopeta".
Os efeitos sonoros, a jogabilidade, os gráficos e até mesmo os modos diferentes (apenas um endless por enquanto) são todos perfeitos para o jogo.
O único motivo para eu não dar uma nota maior é DEFINITIVAMENTE a ausência de um "multiplayer", o jogo ganhou muita popularidade recentemente e eu acredito que multiplayer manteria ele vivo por um tempo a mais!

É 2024 e essa foi minha primeira experiência completa com um metal gear.
Conhecendo (um pouco) dos outros jogos eu tenho certeza que se eu for jogar os outros eu posso esperar coisas extremamente diferentes, por isso não vou tratar esse jogo como um metal gear e sim como um hack and slash avulso
O jogo inteiro é feito pra ser épico e você percebe isso pela forma como a trilha sonora se constrói ao longo das batalhas mais importantes, com os vocais se formando conforme um inimigo/boss é derrotado e entra na segunda fase e por isso o primeiro ponto é a trilha sonora.
A trilha sonora do jogo é realmente muito boa, do tipo que dá pra colocar em alguma playlist aleatória e ter uma surpresa muito boa quando ela aparecer aleatoriamente. Esse jogo é com certeza um daqueles casos que a trilha sonora intensifica e melhora a experiência.

Sobre a gameplay eu vou optar por tirar o único ponto negativo do caminho: que camerazinha desalmada irmão... simplesmente indomável, e depois de alguns minutos jogando no controle eu decidi jogar no teclado onde eu achei as mecânicas mais fáceis de dominar mas novamente: a câmera ficou 3x pior. Tendo isso fora do caminho eu só tenho a dizer que esse é peak HnS pra época e entre essa categoria entrou para a lista dos favoritos. O parry, os combos (especialmente com a "lança de mãos" que você desbloqueia depois daquela boss das mão), o modo katana e a diferença dos combos no modo corrida e no modo normal... o que eles tem em comum? Simplesmente TODOS são impecáveis.

História: Vi um vídeo de resumo antes, já que PESSOALMENTE eu prefiro focar somente na gameplay em alguns jogos específicos, e eu já sabia que esse seria o caso.
Por algum motivo esse jogo me deu vontade de jogar outros Metal Gear especialmente o Phantom Pain e isso mesmo sabendo que são jogos totalmente diferentes
É uma experiência de poucas horas, acho que um jogo com a exata mesma gameplay e mais bem trabalhado na história e outros fatores nos dias atuais seria uma pérola


Edição pós finalizar: mais meia estrela. que jogo bom.