E novamente estou de volta com mais um jogo da franquia Danganronpa. E novamente sendo redundante em fator da minha ultima review, estou impressionado com todo o universo criado de danganronpa. Esse jogo é incrível em todos os aspectos que se propõe. Terminando Danganronpa 2 me deu uma sensação de completude absurda, junto de uma sensação de desconexão com a realidade, até porque, o universo de danganronpa e toda sua lore, atratividade e complexidade te aprofunda no jogo de forma suave e agressiva. Enfim, melhor parar por aqui, senão irei ficar falando um monte sem nem mesmo começar a reivew, então vamos:

Jogabilidade[5/5]: Impecável! Pequenas mudanças em relação ao primeiro jogo. Diria que com pequenas melhorias, e um uso melhor e mais dificultoso das mecânicas, além de adições novas a jogabilidade e aos mini-games. Senti uma melhorá no uso da jogabilidade diferenciada de Danganronpa, provavelmente vou aprofundar nesse ponto na conclusão.

Dificuldade[5/5]: Diria que a dificuldade é bastante volátil ao decorrer do jogo, é bem desafiadora, mas nada tão grandioso. Em alguns momentos me obriguei a passar muito tempo pensando em relação ao o que exatamente eu deveria fazer, como iria resolver os problemas dos jogos, como reagiria as situações e todos os fatores de gameplays que Danganronpa te coloca. Eu diria, que esse jogo é bastante consistente e é de fato mais difícil que o primeiro.

Direção de arte[5/5]: Designe muito bem feito e agradável. Diria que acertaram nas cores tropicais combinando com o ambiente em que se passa o jogo. Acho o primeiro jogo mais bonito em alguns aspectos, mas esse jogo não fica muito atrás não. De certa forma, o jogo ainda continua bonito do seu jeito, ou seja, com sua própria personalidade vibrante.

História[5/5]: Muita lore e bastante mistérios. Enrolação e o gran finale. Danganronpa 2 conseguiu ser mais imersivo do que o seu antecessor. O jogo é bem denso e responde muitas das perguntas e furos deixado pelo jogo passado. Parece até mesmo que omitiram muitas informações do primeiro jogo para jogar tudo nesse. De certa forma, diria que enrolaram até demais, porém no fim não me senti decepcionado pelo hype que o jogo criava através dos mistérios. Eu diria que a história do universo do jogo antecessor me pegou de um jeito surpreendente, e novamente diria que fui surpreendido.

Trilha sonora[5/5]: Mantiveram a mesma trilha sonora, mas não entenda mal, a trilha sonora definitivamente não é ruim, por outro lado, a trilha sonora da série é MUITO BOA. Porém, a minha critica aqui foi não ter feito mudança alguma, faz até parecer que esse jogo é só uma dlc do jogo principal, que de fato não é, até pq tudo nesse jogo é superior ao antecessor, menos a trilha sonora, que é a mesma. Mas isso não tira o fato de ser muito boa, o que no caso da uma total nesse quesito.

Gameplay[5/5]: Diria que esse jogo conseguiu ser menos imprevissível que o primeiro. O início até que foi bem previsível, porém o restante do jogo vai te deixar com muitas dúvidas a todo momento. Porém o jogo ainda falha em te fazer o jogador cair nas iscas, não consegui me sentir enganado em nenhum momento, porém as vezes me pegava sem ter nenhuma ideia de para que lugar o jogo me levaria. Isso é um ponto que eu acho que fez esse jogo ser bem superior ao primeiro, até porque, incrementou uma camada na gameplay que senti falta no primeiro. Além disso quero dizer aqui que o elenco de personagens desse jogo é melhor do que o primeiro, que inclusive eu tinha considerado o melhor elenco de personagens que eu já vi, porém, o elenco de Danganronpa 2 é melhor do que o do 1. Que marcante são esses personagens, todos os personagens são marcantes, eu não consegui odiar nenhum persongem. Para mim todos tiveram um espaço no meu coração, com suas próprias personalidades. Esse elenco foi muito marcante para mim, sinto que alguns até ficaram na minha mente por um tempo. Porém, algo que não falei na minha outra review, porém irei citar nessa, é o vilão do jogo, e não, eu não falo do monokuma em si, o monokuma é um personagem ótimo, mas sim falo do vilão final e principal. No primeiro jogo eu não achei o vilão tão marcante assim, porém com esse segundo jogo, sinto que esse vilão ganha uma camada a mais de complexidade e personalidade. Eu sinto que de fato é um vilão completo e tem sua força, porém ainda não acho ele marcante, muito pela forma como a fórmula de danganronpa funciona, diria que o vilão perde muito o peso. Porém, dessa vez ele de fato teve um peso um pouco maior, porém nada no nível grandioso que danganronpa é. De certa forma, isso não afeta muito a nota nesta categoria, até porque, o elenco de personagens e a história toda do universo meio que salva esse problema que é meio que ofuscado.

Conclusão[5/5]: Que jogo incrível. Que atmosfera incrível Danganronpa 2 tem! Com certeza é um jogo que ficará gravado na minha memória com seu próprio estilo único de entreter os jogadores e sua carisma absurda. No fim, danganronpa 2 será um jogo marcante para qualquer um que chegar no final, seu universo é até um pouco único e meio que sua lore se extrapola muito a nível absurdo o que torna tudo melhor na minha opinião. Eu gostaria que as informações e os mistérios fossem sendo preenchidos de acordo com a gameplay, porém danganronpa gosta na verdade de encher de mistérios e respondê-los no fim do jogo(as vezes não), mas isso não quer dizer que eu desgoste disso, é só uma preferência minha. Isso só prova que o jogo é muito bom, até porque me fez relevar esse ponto que me incomoda. Um ótimo jogo que recomendo para quem gosta de novels e também que curte resolver mistérios ou botar a cabeça para resolver problemas enigmáticos ou quebra-cabeças complexos, com ótimos personagens marcantes e muita, mas muitas carisma. É isso!!

Reviewed on May 29, 2023


Comments