É de conhecimento popular que a Valve sabe fazer jogos bons, porém nunca imaginei que eles me fariam gostar de uma IA (como se já não fosse loucura amar a Shodan de System Shock) e o engraçado da situação é que por anos ignorei toda a franquia por vontade própria, pois acreditei que o jogo não seria muito surpreendente.

Mesmo estando certa em algumas coisas, o carisma e a relação que temos com a única voz ativa no jogo me fez perceber que o caminho para encontrar algum puzzle que consiga superar um desenvolvimento instantâneo parecido com Portal ainda se encontra distante.

O jogo não é difícil ou extremamente cansativo, porém como comentei já existem outros títulos que maximizaram as ideias dispostas. Além disso, a duração também foi um pouco surpreendente, mas não de uma forma negativa.

A mecânica experimentada possibilita muitas situações inesperadas e o bloqueio de certas rotas acaba não sendo aparente, dando resquícios de uma liberdade que chega a ser duvidosa e curiosa quando analisamos o contexto do enredo.

No fim, fica registrado a minha vergonha por ter ignorado tal título e ao mesmo tempo a surpresa pela qualidade de um jogo que teoricamente deveria ser "simples".

Reviewed on Mar 06, 2023


2 Comments


1 year ago

Spoiler: o 2 consegue ser AINDA MELHOR!!! ❤

1 year ago

@CDX Joguei essa semana e tirando a duração ele é um exemplo de como produzir uma sequência