Sunset Overdrive pode resumir muito bem o que eu chamo de jogo carismático, ele não me fez refletir, sofrer e muito menos apegar, mas me prendeu o suficiente para as horas passarem sem minha percepção e para alguém que tem controle de sessões, isso é algo incrível.

Com a nova tendência de jogos sentimentais muitas vezes a diversão que antigamente era extremamente presente se tornou um ponto de interrogação e normalmente, tudo o que conseguimos pensar é em qual novo triste e desolado enredo dedicaremos as próximas 10-20 horas da nossa vida. Seria hipocrisia de minha parte reclamar ou chamar tal tendência de ruim, afinal meus jogos favoritos são sentimentais, porém as vezes é necessário ter noção que a diversão ainda faz parte essencial desses núcleos e não existe nada melhor do que explorar tal coisa uma vez ou outra.

Inicialmente, a ideia de um jogo me obrigar a ficar em movimento não pareceu tão favorável, para quem passou anos jogando fps as combinações de movimentação simples sempre se destacavam, então quando Sunset jogou no meu rosto que TUDO seria aberto para correr, andar e girar a minha mente teve um pequeno bug. Inclusive, isso me fez desistir do jogo duas vezes, porém como 2023 está sendo uma surpresa atrás de outra decidi novamente brincar com jogos que pensei ter abandonado indefinidamente e o resultado está sendo surpreendente.

Preciso destacar que o enredo inicial é bem chato, as piadas não parecem crescer e o humor é bem parado no tempo o que na teoria faria toda a campanha ser estilo alguns lançamentos atuais (que eu detestei), mas para minha surpresa ocorreu totalmente o oposto e a cada novo ato o jogo se tornou um resumo do que gostaria de ter observado nos exemplos recentes. Infelizmente, nem toda diversão é universal e por isso, entendo totalmente quem odeia as piadas sobre ser um jogador dentro de um jogo e não tiro as palavras de problemática em certos comentários.

Outros fatores positivos e que me conquistaram logo de cara foram a dublagem carregada de nomes populares e importantes da indústria brasileira e a soundtrack que se relacionou totalmente com a temática do jogo deixando aquele gostinho de apocalipse diferente e engraçado.

Os pontos negativos podem se resumir a dois essenciais para a gameplay e enredo:

- A quantidade de coletáveis no mapa sendo divididos em 4-5 elementos com 150 unidades, não sendo necessário coletar todas, mas suas localizações são os únicos investimentos fora a compra de roupas e armas, tornando toda a ideia de sair matando inimigos um pouco estranha já que não existe necessidade para quem não quer fazer 100%.

- A falta de um controle de enredo também é péssima para a questão exploração, impossibilitando muitas vezes a identificação do que é missão secundária e o que é principal, sem falar que apesar de único, a parte de gerenciamento de personagem e armas é bem confusa.

Mesmo com esses problemas Sunset Overdrive é uma recomendação obrigatória pra quem quer se divertir sem precisar ficar carregado psicologicamente ou enjoado de fazer as mesmas coisas por várias horas seguidas.


Reviewed on Apr 30, 2023


6 Comments


1 year ago

O pior que você ta certa, eu normalmente já vou dando uma olhada se a história de algum jogo me interessa antes de jogar e atualmente é um fator definidor influenciando nas notas que dou. As vezes acabamos esquecendo o que também é algo importante sobre jogos: diversão.

Sunset é um baita jogão.

1 year ago

sunset mora, e sempre vai morar no meu coração

1 year ago

@Hunyoshi Eu faço parte do mesmo grupo, se um jogo tiver uma história interessante já entra na lista de desejos e se tiver em promoção a chance de compra é alta, mas estou tentando ao máximo mudar isso por que comecei a perceber que estou perdendo muito conteúdo legal e o agravante dos péssimos lançamentos em questão de otimização e preço só ajudam a olhar pros jogos mais "simples".

1 year ago

@naru774 É um jogo que merece muito carinho mesmo, pena que a comunidade demorou pra abraçar

1 year ago

Eu adorei o jogo, e mesmo me incomodando com a quantidade exorbitante de coletáveis no mapa, por algum motivo que não sei, depois de terminar a história eu saí coletando tudo 😐. Ele é tão divertido, dos exclusivo da "primeira era" do One definitivamente acho que ele é o melhor. Merecia mais carinho o bixinho.

1 year ago

@Simply_OverB Pior que eu também comecei limpando o mapa, porém eles foram colocando mais coisas nos locais já visitados e isso simplesmente me fez desistir, pelo menos diferente de outros jogos os coletáveis realmente são divertidos de encontrar.