É mais Elden Ring, um pouco mais polido, com menos exagero de conteúdo repetido copi-colado como no jogo base. Diria que um pouco maior do que precisava, mas isso não é uma reclamação. As armas novas são todas muito legais e eu queria muito só usar as armas de uma certa chefe pra sempre (talvez minhas armas favoritas da franquia), apesar delas não causarem stagger nunca. 🥲

Tirando do caminho antes do rant que a mecânica de upgrade de poder dessa DLC é ao mesmo tempo genial e muito merda. É sim bem interessante como eles conseguiram equilibrar tudo para que mesmo um personagem com todos os atributos maximizados ainda sofresse com a DLC antes de pegar as blessings. Ao mesmo tempo, as reclamações de dificuldade artificial por causa disso são 100% justas. Porque é literalmente isso. Todo inimigo é a porra de uma esponja e te mata em 1 hit até você coletar algumas blessings. Não importa se o jogo te disse isso. É zoado pra caralho e dizer "é só ir atrás das blessings" não muda o fato de que é um bump de dificuldade artificial besta que um jogador que acabou de entrar pode não entender. Eu conheço várias pessoas que sofreram demais no primeiro chefe opcional antes de entender como esse sistema funcionava, gente que foi respecar achando que sua build tinha sido nerfada e ficou frustrada sem saber o que fazer. Eu sei que vão dizer "é só ir fazer outra coisa e voltar depois" mas muita gente não vai aceitar isso de cara, principalmente vindo de um personagem que antes era forte em um jogo famoso pela dificuldade. Cria uma frustração desnecessária. Mas de novo, ao mesmo tempo é genial que mesmo quem já destruiu o jogo base todo possa ter uma experiência difícil aqui. Nada é perfeito né, ganha algo, perde algo.

Esses jogos sempre foram cheios de bullshit. Sempre teve chefe com design escroto, sempre teve luta injusta, o jogo sempre foi feito pra te ferrar e te deixar puto. Os devs querem rir da sua cara mesmo. Isso não é segredo algum. Mas eu não consigo aceitar a direção que levaram os designs de chefes desse jogo. E eu nem sofri tanto, o chefe que mais me deu problema foi o último que eu devo ter matado em umas 10~ tentativas. Mas porra, já não aguento mais como todo chefe é inimigo da câmera, voando de um lado pro outro, com combos e stamina infinita, com quase nada de janelas de punição. É um atrás do outro, ao ponto de eu perder completamente a vontade de querer aprender lutas e só querer passar logo dessa merda pra voltar a explorar o mundo. Vindo de Sekiro sendo meu jogo favorito da From, onde na maioria das lutas você tem que dominar o combate e o moveset dos chefes pra conseguir progredir, essa DLC só pega tudo isso e joga pro caralho. Esses jogos sempre te dão mil e uma ferramentas pra você usar e ter meios de subverter essas situações injustas, eles nunca esperam que você seja um jogador incrível que desvia de tudo e mata todos os chefes em 1v1 sem usar nada """roubado""". Mas aí nessa DLC (que eles continuam jogando brinquedos roubados na sua cara), o que eles decidem fazer? Tá todo mundo forte é? Cheio de build roubada? Abusando de mecânica? Mata chefe em 1 hit? Stagger infinito? Então toma aqui esse filho da puta que não para no chão por 1 segundo que você só vai conseguir dar um ataque leve a cada 15 hits, mata ele aí otário.

Mas no geral eu gostei bastante do jogo sim, é surpreendente isso ser uma DLC quando é muito mais jogo que muita coisa que sai por aí. Me lembra bastante Blood and Wine pra Witcher 3, que pra mim funciona como uma fatia do jogo base onde os devs concentraram tudo que aprenderam e fizeram uma versão menor e ultra polida da experiência original. Não tenta inovar necessariamente, mas entrega uma iteração tão bem feita e crocante do que eles tinham antes que pra mim, no caso do Witcher 3, chega a ser melhor que o jogo base.

Eu não acho Shadow of the Erdtree melhor que Elden Ring, muito por causa dos chefes. Ainda é um jogo excelente, uma experiência que eu gostei muito de ter e se não fossem essas ressalvas com chefes, teria sido perfeita. Recomendo. Mas também recomendo não entrar na vibe de uma galera por aí de que tem que matar tudo sem usar nada. O jogo te das as coisas por um motivo. Se você não estiver se divertindo tentando fazer algum desafio auto-imposto, então usa tudo que tem à sua disposição. Se bobear vai ser ainda mais divertido descobrir os jeitos inusitados que você consegue lidar com tantas situações.

Ma pelamor Michael Zaki volta a fazer uns chefes bobos de novo, tenho mais idade pra isso não (o idoso de 29 anos).

Reviewed on Jun 30, 2024


2 Comments


4 days ago

"já não aguento mais como todo chefe é inimigo da câmera"

Gostei, vou roubar. =P

4 days ago

This comment was deleted

4 days ago

Minha teoria é que eles viram que a galera achou o Champion Gundyr difícil no DS3 e pensaram: E se todo chefe for essa mesma coisa só que mais roubado ainda? 🤔