NOTA: 9,5

Incrível, maravilhosa e principalmente ÉPICA!

São essas as palavaras que definem a minha experiência nesse jogo, que sem dúvidas é o melhor jogo exclusivo de nova geração para ps5 e forte concorrente ao goty 2023, juntamente com zelda.

História muito boa, jogabilidade em ritmo muito bom, o combate me viciou e mesmo em desafios que não eram tão difíceis, me dava gosto entrar em combate pela trilha sonora fantástica. O equilíbrio entre o fácil e difícil é bem interessante nele, as habilidades dos eikons tem seu charme, efeitos muito bons, devido aos gráficos sensacionais do game, cada boss fight ou dependendo da cutscene transmitia a emoção de estar em uma experiência lendária.

Em meio a febre dos triple a open world, FF XVI mostra a linearidade como uma grande parte da produção excelente dele, tornando a progressão clara e em ritmo bem agradável.

Como nem tudo são flores, FF XVI é um exemplo claro de que as vezes é preciso sacrificar alguns elementos para que a qualidade da experiência principal seja boa, as missões secundárias, embora acrescentem bastante ao universo do jogo e dá contexto para os personagens, são de maneira geral, simples e repetitivas, a performance do game nem sempre crava nos 60fps e o motion blur é bem presente (é possível diminuir essa config), o jogo possui algumas transições entre cenas ingame e não ingame desnecessárias, o que é bem perceptível pela engine um pouco artifical usada, apesar do arsenal de habilidades dos eikons, para mim, titã, fenix e ramuh é a build ideal e mais roubada kkkk ofuscando os demais e há uma ENORME diferença na dificuldade do jogo entre os inimigos e chefes mais relevantes em relação aos demais.

Para finalizar, esses problemas não são o suficiente para comprometer a avaliação da minha experiência (mas que final triste hein square, pqp!) Recomendo demais para usuários de ps5, sendo fã da franquia ou de rpg ou não, já que na verdade há poucos elementos desse gênero nele. Um dos melhores jogos que eu já joguei, sem dúvidas.

Reviewed on Jul 25, 2023


Comments