O melhor: A combinação de ritmo com estratégia realmente funciona
O pior: As missões poderiam ser mais variadas
Fone de ouvido: Recomendado

Patapon é um jogo diferente e interessante da época em que a Sony se permitia lançar jogos diferentes e interessantes, mais especificamente através do finado Japan Studio.

Construa um batalhão e lidere os Patapons em fases 2D usando comandos rítmicos para decidir quando avançar, atacar ou defender. O combate, especialmente contra chefes, é muito divertido, pelo desafio de ter a leitura do que o inimigo irá fazer ao mesmo tempo que mantém o combo de comandos para ser mais efetivo.

O visual simples e colorido pode enganar, mas a verdade é que é um jogo bem desafiador. Falhar em missões pela falta de algum recurso específico ou unidades melhores não é raro, então sempre é necessário revisitar alguma fase ou jogar alguns dos minigames do acampamento em busca de itens melhores. Isso pode ser maçante às vezes, mas jogar num portátil em doses curtas ameniza a repetitividade.

Obviamente para um jogo de ritmo a música é um aspecto importante e, assim como na parte visual, a trilha sonora de Patapon é um charme a parte, do tipo que gruda na cabeça, simulando gritos de guerra e indicando o jogador a continuar no ritmo.

Confesso que ele se estende um pouco além do que esperava, mas gostei o suficiente para ter interesse em jogar as sequências e ver como a fórmula é evoluída.

Reviewed on May 01, 2023


2 Comments


1 year ago

Além do combo com jogo de ritmo, parece que uma peculiaridade desse jogo é ser estratégia 2D, com câmera lateral.

1 year ago

@CDX Sim, o que é bem incomum. Outros dois jogos com elementos de estratégia em tempo real que tem essa perspectiva que me lembro são Kingdom e Swords and Soldiers, mas claro que jogam bem diferentes de Patapon.