Log Status

Played

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Time Played

--

Days in Journal

7 days

Last played

December 10, 2021

First played

October 13, 2021

Platforms Played

DISPLAY


Metroid Dread consegue aprender com todos os erros de ritmo e liberdade de Fusion, enquanto mantém a exploração mais próxima do Super e as inovações mecânicas do Samus Returns, fazendo bom uso dos controles complexos de um console em contraste com as simplificações de seu antecessor.

Com um level design criativo executando com maestria a fórmula da franquia, trazendo suas novidades da iteração, Dread é um excelente retorno da série ao sidescrolle nos consoles de mesa (ou melhor, design voltado para consoles de mesa, pois o Switch é um portátil) após a incursão ao 3D na série Prime.

Não é um jogo perfeito, contudo. A variedade de biomas dentro do planeta é pouco inspirada e mto contida, se limitando a colorações e skins simples. Faltou ousadia ou orçamento para a Mercury Steam fazer algo mais elaborado em matéria de cenários, independente do trabalho excelente em level design.

A gameplay também possui alguns elementos subutilizados ou com design não tão refinado, como a habilidade de ficar invisível, útil somente para passar de algumas poucas portas, e um tanto mal executada nas seções dos E.M.M.I., que compensa muito mais serem encarados na base da velocidade ao invés do stealth mal desenhado.

Por fim, em matéria de crítica, a Mercury Steam repete o mesmo erro que cometeram em Metroid Fusion com a reutilização de inimigos (os núcleos pra habilitar o canhão pra destruir E.M.M.I.s) e de animações durante QTEs nos combates.

Também um tanto desnecessário o QTE no encerramento da luta final, confuso e que não acrescenta nada em matéria de desafio, apenas uma interação simplória pra gerar "dramaticidade" no fim do combate, mas sinalizada e que está ali só por existir. Parece ser uma marca da desenvolvedora, já que desde o Castlevania Mirror of Fate já gostava de usar QTEs inconvenientes.

Fora isso, a experiência é tão boa quanto qualquer outro excelente Metroid da franquia, empatando no meu coração com Super Metroid em matéria de qualidade.