Log Status

Shelved

Playing

Backlog

Wishlist

Rating

Time Played

2h 9m

Days in Journal

1 day

Last played

July 18, 2022

Platforms Played

DISPLAY


Umurangi carrega uma atmosfera e uma estética que lembra muito Jet Set Radio, mas com uma proposta muito mais próxima de Pokémon Snap. Isso já seria algo curioso e transpirando estilo se parasse por aí. Mas Umurangi vai além.

Com uma narrativa contextual e muita referência cultural, há algo mais no jogo além de suas mecânicas de fazer fotos. Apesar dos objetivos estarem bem delineados, o sistema de avaliação de fotos ensina um pouco de conceitos de fotografia (ainda que um pouquinho simplificado e com os elementos mais focados nas mecânicas do jogo) e abre espaço para o jogador brincar com o olhar e a sensibilidade de um fotógrafo.

No começo mais limitado, mas a medida que avança novas funcionalidades para a câmera e para o pós-processamento das imagens dão ao jogador ferramentas para extrapolar o atendimento das demandas propostas, mas também exercer sua própria criatividade.

Contudo, me tirou um bocado do prazer de jogá-lo, a movimentação um tanto truncada e com colisões que mereciam mais uma boa dose de otimização e polimento. Fiquei preso no cenário, fiz saltos impossíveis por conta de bugs, e várias vezes senti um desconforto no mero deslocamento pelo cenário.

Essa parte técnica deixa um pouco a desejar, mas o que me deixou mais insatisfeito foi a dependência da entrega das fotos solicitadas em um prazo delimitado de tempo para realizar as missões extras e liberar novas funcionalidades.

Por mais que isso incentive o replay, é desagradável pra quem detesta rejogar o mesmo estágio, já que a primeira vez em um mapa novo demanda bastante atenção e exploração pra encontrar não só as fotos principais, como também os desafios opcionais.

Acaba se tornando quase que obrigatório rejogar o mesmo estágio pra fazer as mesmas fotos e completar todos as tarefas para liberar todas as funcionalidades. Pra mim isso é algo que deteriora a experiência e deveria estar relegado ao já incluso modo "speedrun".

O que talvez fosse um jogo que permitisse de cara ser jogado com mais tranquilidade e despertando a sensibilidade, acaba sendo uma experiência com um pouquinho de pressão que basta pra tornar uma mente ansiosa inquieta.