1 review liked by henryatto


Depois que descobrimos a farsa que foi o reskin de Doki Doki Panic com Mario a gente consegue perceber como SMB2 não segue uma linha coerente nem com seu antecessor nem com seu sucessor.

Isso não é demérito, pois Doki Doki Panic é mais interessante e mais variado que o Super Mario Bros original e com ideias radicalmente diferentes.

Apesar do frescor dessas ideias, especialmente no level design variado, com verticalidade e em alguns estágios mais aberto, nas mecânicas de ataque e nos personagens com habilidades particulares, SMB2 recicla demais a si mesmo.

A mecânica de montar nos inimigos e segurá-los acima da cabeça, que também vale para itens específicos, e a própria presença da Birdo e seu design de combate, são reutilizados diversas e diversas vezes, não só faltando originalidade de aplicações, como também um maior aprofundamento e desenvolvimento.

É uma repetição que perde rápido o caráter de novidade e levanta a pergunta: "De novo isso?" várias e várias vezes. Até a própria trilha sonora sofre. Mesmo uma música tão gostosa quanto o tema principal do jogo se torna cansativa após ser usada em excesso.

A falta de variedade de cenários também é um ponto negativo, apesar de mais variado que a primeira aventura dos irmãos encanadores.

Ainda assim, eu prefiro SMB2 mil vezes ao Super Mario Bros 1, sem mencionar o Lost Levels, mas certamente o design deixou a peteca cair tanto artisticamente quanto mecanicamente ao longo do jogo, apesar de ser bem diferente em matéria temática e criativa.

Infelizmente sabemos que os motivos não são mérito da equipe inicial de Mario, e sim de outra equipe, aquela responsável pelo jogo original que a Nintendo repaginou.