Pra ser sincero eu tava achando o jogo uma porcaria imensa no começo, já comecei ficando sem o sino de invocação e deixando a luta com o Margit mais difícil do que já era e o jogo te deixar livre pelo mapa acabou me ferrando bastante, direto eu ia parar em áreas com inimigos muito mais fortes que eu. Com o tempo eu fui me acostumando e achando um dos melhores jogos que já joguei, pensei que a fórmula soulslike só funcionasse em jogos lineares, mas definitivamente não, esse jogo tem um mundo aberto fantástico, a direção de arte faz um trabalho fenomenal, trazendo diversas paisagens lindíssimas mesmo com o gráfico cansado da From Software, sem contar a originalidade de cada área e seus vários inimigos diferentes.

Dificilmente você acaba se perdendo no jogo com os indicadores de chefe espalhados, sem contar que é só ver a lista de conquistas se quiser saber qual chefe é melhor ir atrás, a estrutura de mundo aberto desse jogo é muito superior aos dois Zeldas e muito menos maçante. A gameplay do jogo também é um baita ponto forte, é a melhoria de tudo já visto nos souls anteriores, a substituição das weapon arts pelas ashes of war e a adição de summons ajudaram bastante também, tanto é que transformaram ele em um jogo relativamente fácil, além do sistema de builds do jogo que foi completamente expandido e a diferenciação de gameplay acaba sendo enorme por conta disso.

Já sobre a história, ela é bem mais explicativa e acaba não sendo necessário ir atrás de um vídeo pra entender ela, cada chefe principal é muito único e traz um elemento que eu curto muito em Sekiro que são as backstories de cada um (algo bem pouco explorado nos outros Souls), as lutas trazem mecânicas bem diferentes entre si, destaque pras lutas contra o Radahn, o Maliketh, o Radagon/Besta Prístina, Astel e principalmente a Malenia, esse chefe me deu um trabalho nunca antes visto, provavelmente o único chefe no nível do Isshin que a From Software já fez, sendo até mais díficil e a pior parte é que ela é um chefe opcional. A trilha sonora de cada chefe é um show também.

O grande problema mesmo do jogo é a repetição e reciclagem de conteúdo, eu devo ter enfrentado uns 10 cavaleiros com lança na mão diferentes, o mesmo moveset e uma diferenciação mínima no visual, a repetição fica ainda mais evidente nas dungeons que apesar de diversificadas no geral, pecam bastante na repetição de inimigos principalmente mais ao fim do jogo, talvez um corte em algumas regiões ou a criação de mais inimigos ajudasse o jogo, mas pelo menos pra mim, isso não estragou o jogo de forma alguma.

No geral é um jogaço, extremamente divertido, acessível e com muitas horas de conteúdo, levei 127 horas pra zerar explorando basicamente tudo, a possibilidade de platinar em apenas uma jogada ajudou muito também. De resto só poderiam ter inventado uma forma de planar ou sei lá, é insuportável descer de um lugar alto.

Reviewed on Jan 08, 2024


8 Comments


4 months ago

Eu queria muito tentar algum soulslike em algum momento. Infelizmente eu tenho um problema, que é me estressar muito fácil. Eu tenho tentado diminuir isso, mas tenho quase certeza que eu ia ficar muito puto muito rápido jogando qualquer um desses.

O pior é que Elden Ring, Sekiro e Lies of P são jogos que me interessam muito e eu adoro ver gameplays deles, mas não criei coragem suficiente ainda pra encarar eu mesmo. Mas no futuro, quem sabe?

4 months ago

Bloodborne, Sekiro e Elden são obras primas! E cada um por um motivo. Boa review!

4 months ago

@Gaimm_ Eu acho que se tu tiver realmente afim pode acabar curtindo, eu também me estressava muito e acabava nem dando chance pra jogos mais difíceis, os soulslikes que acabaram mudando isso pra mim e também me fizeram não desistir tão fácil das coisas, talvez ir jogando aos poucos e parando quando estiver se estressando ajude. Se começar pelo Elden Ring acho que você vai gostar, tem várias formas de diminuir a dificuldade dele.

No geral é tudo questão de memorização do moveset, principalmente em Sekiro, tem alguns momentos que os chefes acabam apelando bastante, mas se você decorar o padrão, você se dá bem.

4 months ago

@VitorConti Agradeço irmão! São jogaços mesmo.

4 months ago

Achou melhor que sekiro? Eu particularmente gostei bastante, quando eu tiver dinheiro vou comprar o jogo.

4 months ago

@AdryanF Como jogo eu achei Elden Ring superior, mas eu ainda prefiro Sekiro puramente pelo sistema de combate que é provavelmente o segundo melhor que já vi em um jogo.

4 months ago

@jaqueta e qual seria o melhor?

4 months ago

@AdryanF Devil May Cry 5 disparado.