um ótimo jogo com um sistema de combate simples e interessante, dungeons complicadinhas (mas que até tem seu charme) e os piores bosses já colocados em um videogame.

eu devo dizer que como uma admiradora de mulheres (gay) eu aprecio o quanto do universo de Ys é regido por múltiplas deusas. é um detalhe que eu gosto.

Reviewed on Sep 14, 2023


4 Comments


7 months ago

Falar "sou gay": expressão comum e corriqueira, estrangeirismo, atrai homofóbics que vão encher teu saco.

Falar "sou uma admiradora de mulheres": expressão rica em raio gourmetizador e dedinho pra cima, demonstra domínio da língua portuguesa e conhecimento dos diferentes traços belos do corpo feminino, deixa claro que você tem um olhar atento às nuances.

7 months ago

Zueras à parte: tu chegou a jogar o Ys 1 original? Saberia me dizer as diferenças?

7 months ago

@cdx eu joguei um pouco mais o remake pra turbografx (o "Ys: Book I & II") do que o originalzão mesmo, mas do que eu percebi de diferente, o chronicles te dá um botão de correr, te deixa correr na diagonal, e o grind necessário pra não ficar fraco demais pras dungeons é bem menos intenso (ele também começa em uma cidade diferente e com uma introdução diferente por algum motivo???). eu tenho a impressão que os bosses do turbografx são menos agravantes por não ter tanta coisa voando na sua direção ao mesmo tempo mas eu falo por impressão, eu não cheguei muito longe no turbografx (por um problema no emulador que eu tava com preguiça de resolver).

eu acho que o chronicles é melhorzinho pela questão do grind mas eu acho que a versão do turbo tem uma estética que eu gosto bastante então fica no critério da pessoa qual das duas versões é mais atraente, mas eu posso dizer que o original me parece bem mais lento e simples em comparação com tudo que veio depois.

7 months ago

Nossa, resposta super completinha. Brigadão!