Agora eu entendo porque tem tanto fã chato desse jogo na internet. Por mais que a mensagem da primeira parte seja mais única, todo o rolo no terceiro semestre da umas fisgadas no coração.
Que mensagem forte, fizeram tão bem toda a caracterização que eu nem sei o que falar. Desde a estética até a história, foi uma honra poder acompanhar essa história tão carregada de rebeldia.
Algumas pessoas não vão ficar felizes com você sendo você mesmo, algumas pessoas vão te interpretar da forma que elas quiserem e te prejudicar baseado nisso, daí vai de você escolher as suas batalhas pra prevalecer e provar seu valor.
Não sei, acho que esse é um dos jogos que vai demorar um tempo pra digerir. Mas eu posso afirmar que foi uma das melhores experiências que tive o prazer de participar, mesmo que eu tenha ficado de saco cheio do jogo e usado algumas coisas pra facilitar, eu não me arrependo

Algo nesse jogo me irrita, e eu não sei dizer o que. Eu não gostei tanto assim quando zerei pela primeira vez, e jogando de novo, eu tenho pouca vontade de zerar ele.
Acho que o fato que eles tentaram implementar tanta coisa """""""""obrigatória""""""""""" dos AAA na época deixou a gameplay menos fluída pra mim. Ou eu só não gostei da história também (não que o tomb raider 2013 tenha uma história excepcional).
Enfim, nesse jogo eu vi 500 motivos pra não rejogar coisas da suas infância.

Acho que um dos primeiros jogos que tentei fazer 100%, e um dos primeiros que zerei na verdade. Não sei, acho que foi uma experiência ótima, por mais que eu ache que eu vá odiar caso jogue de novo.
Prefiro manter minhas lembranças desse jogo.

This review contains spoilers

Meu primeiro persona, o primeiro jogo da franquia que realmente me prendeu ao longo das minhas 80h. Sei lá, muita coisa nesse jogo simplesmente funciona, o sistema de calendário que eu odiava realmente faz sentido nesse jogo, ainda mais com todos os eventos. Este aspecto de "seu tempo é precioso então use com sabedoria" casa muito bem com a temática do jogo que é sobre aceitar seu destino, principalmente a morte. E acho muito legal como eles meio que combatem o pensamento de "todos vão morrer então por que se esforçar por um futuro incerto", a morte é um fato, mas isso não quer dizer que viver não vale a pena. Ter em mente que toda jornada tem seu fim, tudo tem seu fim, mas ainda sim viver por dias melhores, se esforçar pra melhorar sua vida. Isto é uma mensagem forte que pode muito bem ser perdida caso o jogo não trate de forma séria.
Os personagens que te acompanham ao longo da jornada são muito cativantes, cada um com sua vida e arco, tentando e sofrendo pra seguir em frente, achando conforto e apoio nos amigos que fizeram nesta missão que foi imposta sobre eles. Não tenho muito o que falar, são ótimos personagens com uma escrita competente.
A gameplay é muito boa, achava que eu ia odiar subir Tartarus, mas os sistemas de batalha são muito bem pensados pra não deixar muito difícil, mas que você preste atenção nos inimigos. Mais pro fim, caso você consiga farmar exp com o Reaper, o jogo fica muito mais fácil, mas é recompensador porque você tem que ralar pra conseguir fazer isso com facilidade e rapidez. No fim, minha party principal estava no nível 99, então o boss final foi bem simples.
No geral, eu comecei esse jogo esperando que fosse desistir ou deixar de lado como fiz com P5R, mas me pegou muito. A música do jogo é impecável e contribuiu muito pra atmosfera do jogo, o fato que, conforme você se aproxima ao fim do jogo, o cenário começa a perder cor e a antiga música reconfortante dos cenários é substituída por uma melancólica, a direção de arte e gráficos complementam muito bem tudo isso. Acho que a única coisa que achei de baixa qualidade foram as cutscenes (principalmente os short films), acho que podiam ter feito um trabalho melhor.
Não sei se vou jogar a dlc dele, queria ter jogado no pc ou no switch (meu pc não roda e a atlus não fez a boa de ter lançado pro switch), mas, pra minha primeira experiência completa de persona, não poderia ter sido melhor.
Não faria nada de diferente, e não tenho vontade de ir atrás do 100% ou de todas conquistas, meu tempo com ele foi muito especial pra eu estragar com meu impulso de colecionar.

É um jogo medíocre e extremamente caro, nada que ele faz é novo e não há nenhuma alteração, isto não é um remake. Mas antes de só falar mal, irei falar de alguns pontos positivos:
- As batalhas são genuinamente difíceis, todos os líderes de ginásio tem movesets e itens que deixam as batalhas mais interessantes;
- Tecnicamente os gráficos são lindos, mas em questão de direção de arte parece que só ignoraram o que torna pokemon especial.
Agora de negativo:
- Jogo sem graça, a maior conquista dele foi ser lançado porque de resto é motivo de fechamento de estúdio;
- Ignorou completamente o Platinum bem como as QoL adicionadas aos jogos de Pokemon ao longo dos anos (exceto o exp share sempre ativo). Vergonhoso não conseguirem entregar um produto decente digno de um remake da geração mais aguardada;
- Nenhuma gimmick? Nem mesmo as dynamax? Não conseguem mais integrar mecânicas introduzidas nas gerações pra expandir como antigamente? XY e ORAS conseguiram entregar isto em um sistema que se assemelha a um gameboy color overclockado.
- Falta de criatividade em adicionar mais conteúdo sem ser remake.
- Pra que mudar os contests para ser um minigame de ritmo? QUEM PEDIU ISSO?
Enfim, eu poderia continuar mais, porém a internet já falou extensivamente sobre como isso só foi um jogo extremamente ganancioso. Eu realmente espero que os devs entendam a responsabilidade que eles têm nas mãos deles ao desenvolver um jogo pra maior franquia do mundo, ainda mais de uma geração tão amada como Sinnoh. Até SwSh parece um jogo melhor quando comparado a essa ofensa a todo legado que Pokemon tem.
Enfim, não compre esse jogo a não ser que você realmente ame Sinnoh. Pra mim, alguém que não possuí todo o carinho por esses jogos, foi uma perda de dinheiro.

Primeiramente, motion control é muito ruim mesmo nessa versão melhorada. Tem partes que dá uma raiva porque o input não pega. E tem outras que é tão frustrante e cansativo usar o motion, que eu tive que desativar porque meu braço tava doendo muito. É o principal motivo da minha nota pro jogo, já que jogar sem o motion control é muito ruim (na minha opinião).
Agora o jogo em si? Sinceramente muito bom, não entendo porque criticam tanto esse jogo. A história é legalzinha, tem seus plot twists (que eu já sabia da grande maioria daí não foi tão surpreendente), as dungeons magníficas de boas, sério é tudo tão bem pensado e divertido que eu não tenho muito o que reclamar. Sand sea e o tempo que tem uma estátua no meio são incríveis, com mini-bosses e bosses muito bons, definitivamente minhas dungeons preferidas. Mas todos os bosses foram incríveis e muito bem pensados, com ataques especiais diferentes uns dos outros, mecânica pra derrota-los criativa e toda a construção até a boss fight em si foi muito boa.
Eu amei a mecânica de voar pelos céus, por mais que um fast travel fosse ajudar bastante, mas sei lá, achei muito divertido voar e controlar seu pássaro pra ir para outros locais. As regiões foram muito boas, mudando de acordo com a história e abrindo novos locais conforme a história também, e um design bem legal.
Vejo que não foi bom ter jogado o botw/totk antes de SSHD, pois muitas vezes eu queria fazer as coisas do meu jeito mas eu tinha que seguir a forma que os devs pensaram. Isso não é um problema necessariamente, acho que limitação é algo essencial ainda mais em um jogo de puzzle e aventura como Zelda. Mas não dá pra negar que certas ocasiões foi meio paia (por exemplo, tinha que deixar uma time stone em um determinado lugar, mas só podia atirar no botão de ativação com arco e flecha, isso me levou a ficar muito tempo parado pensando o que estava errando, pois estava usando o Beetle pra tentar passar o puzzle).
E a sequência final foi bem bacana, peguei o hylian shield antes da batalha então facilitou bastante a luta, mas não achei tão complicada como falam.
Enfim, o jogo é bom e eu recomendo muito jogar ele.

This review contains spoilers

Eu gostei muito da dlc, ambas as partes. Achei que adicionaram bastante coisa nova (principalmente a segunda), ainda tenho muitas críticas além da performance tosca e inaceitável desses jogos (falta de battle frontier, treinadores ainda fáceis, história curta demais e mal aproveitada). Mas, ela trouxe um novo tipo de rival, o rival que fica bravo porque ele não é o protagonista, não importa o que ele faça. Kieran é um dos melhores rivais e teve um arco bem maneiro, por mais que mal explorado.
Digo isso porque a motivação dele foi algo bem diferente do que nós vemos na franquia, um adolescente que se revolta após nós jogadores destruirmos o sonho dele (capturar Ogerpon e ser amigo dela), além de sempre, por meio de batalhas, deixarmos bem claro que ele nunca vai chegar no mesmo nível da gente. Isto foi muito bom. Mas a conclusão disso tudo é meio agridoce, por um lado faz sentido que ele se arrepende e quer recomeçar tudo de novo, mas por outro faltou algo que deixasse ele como um dos melhores rivas senão o melhor (provavelmente uma luta muito mais difícil com o Kieran ia satisfazer isso).
Mas o principal ponto que eu não gostei foi a falta de cuidado com a inserção do Terapagos na história, pokemon que é considerando o "Tesouro escondido da Area Zero". Foi a mesma coisa de sempre, campanha absurdamente rápida e decepcionante sem explicação de mais detalhes da lore desta área tão intrigante e cheia de mistérios, sem uma construção pra ai sim chegar no clímax de "temos que descer para os níveis mais fundos da area zero". O jogo te implora pra ser encerrado o mais rápido possível, as profundezas da area zero não tem um fator de exploração igual as outras áreas do jogo, eles pecaram muito em ter feito uma sequência de eventos e áreas tão dolorosamente linear que o sentido da existência de tal lugar se perde em "mais uma área esquecível pra pegar lendário esquecível, neste jogo horripilante de rushado". Terapagos deveria ser algo, deveria ter um impacto tão grande na lore deste jogo que tudo se encaixa ao fim da dlc, pegar todas as pontas soltas deixadas ao longo do caminho e conecta-las pra um grande final. Mas o que recebemos é uma sequência de eventos que não se conecta com o resto da história construída até então.
Porém, escrevendo esta review, vejo que o principal tema deste jogo foi na verdade uma representação nua e crua de "ambição", "desejo". O que nos é apresentado, ao longo de toda essa jornada, é como ambição levou a ruína de todos que se devotaram demais a satisfazer este sentimento, como negligenciar sua vida em prol de um objetivo vai te levar a lugares que você nunca jamais desejou estar. Vemos isso principalmente com os Professores da região, que negligenciaram tanto todos os aspectos da vida deles para atingir um objetivo, para no fim serem mortos pelo resultado de tal objetivo. Sem dizer um adeus ao seu filho. Sem ver ele crescer. Sem dar a devida atenção que ele merecia e implorava por toda sua vida. E agora vemos isso com Kieran (e posteriormente a Brian), personagem que, em tentativas frustradas, tentou melhorar para ser melhor que o jogador, que, para Kieran, era a representação de todas suas falhas e erros.
Em questão de dificuldade, eu sofri um pouco na segunda parte já que eu "fiz" um time com níveis 80~90 (peguei os pokemons que mais queria usar e taquei exp candy), mas nada demais sinceramente. Eles poderiam ter ido um pouco mais além, mas os mini-games antes das batalhas com a E4 da Bluerberry academy foram genuinamente divertidos.
Em questao de performance e qualidade técnica, horroroso, chega a ser piada que este jogo saiu assim e continua com a mesma perfomance horrível. Em uma área que só tem lama e grama, o meu jogo travou tanto que eu fiquei com medo de crashar (o jogo nunca crashou comigo nas minhas 200h com ele, mas nunca se sabe). As texturas poderiam ser melhores, já que a água e a luz desse jogo são incrivelmente boas, e justamente por isso é meio estranho ver um sistema de luz tão bom em texturas que pertencem a época do n64.
Em questão de design do mapa e novas funcionalidades, amei, continuem assim, criativos e com realmente ideias que puxam a franquia pra frente, que adicionem coisas além da mecânica super quebrada que toda geração nova tem, desde a gen 6. As cavernas realmente parecem cavernas comparado com os jogos antigos, o Terrarium é muito bem pensado na minha opinião, amei o design de cada bioma e quanta coisa tem pra fazer nesse jogo (melhorar o Terrarium, desbloquear mais efeitos ou itens cosméticos, novas funcionalidades como o Sincron Machine sei la o nome, e muitas outras coisas). As histórias paralelas novas são legais, só fiz a do Team Star até agora, mas gostei bastante que eles não esqueceram totalmente dessa parte do jogo. A cutscene que ocorre quando você vai pra Crystal Pond em Kitakami após pegar o terapagos é muito surpreendente.
Em questão de Pokemon, eu amei todos que voltaram por mais que não sejam todos, e eu espero que eles mantenham essas texturas novas no próximo jogo 3d (claro com as texturas com maior qualidade). Mas os lendários são shiny locked sei la por que, então menos 100 pontos. A pontuação ta -10000/10, algum dia eles chegam la!!
Por fim, fico feliz que a explicação do Kieran ter ficado maluco foi porque ele se colocou nestas situações, e não um pokemon malvado o controlando. E, só pra finalizar, um pensamento que tive após toda essa saga com Gen IX: a minha franquia favorita ta num lugar onde ela continua sendo medíocre em tudo que se propõe ou simplesmente consegue piorar tudo no próximo lançamento... Provavelmente vai continuar sendo medíocre sejamos honestos.
Por mais que eu vá continuar jogando este jogo (e os próximos independente do quão cagado eles sejam) e essa geração ser a minha favorita, o sentimento de que provavelmente a franquia não vai conseguir melhorar além disso é muito triste.

Jogão, gostei muito das batalhas mas achei bem mais fácil que o 1 (eu não lembro se joguei o 1 no hard ou não). Mas no geral recomendo pra todo mundo atrás de um hack 'n slash sólido, trilha sonora incrível aliás. Igual seu antecessor, é um jogo rápido de terminar a história, mas vi que oferece bastante conteúdo adicional além de ir atrás de aperfeiçoar a pontuação nas fases.
Foi bem divertido jogar com meu pai do lado, e depois a Bayonetta dançando poli dance nos créditos 😃😃

Esse jogo exala tanta energia incel, mas infelizmente eu me apeguei emocionalmente a ele.

Definitivamente o jogo mais bonito artisticamente de todos os Pokemon. Se adicionasse esse estilo com as novas texturas do S&V, seria o jogo mais bonito de pokemon. E sim, direção de arte salva muito um jogo, eterniza ele, ainda mais quando bem feito.
Mas, de resto, o jogo é medíocre pra não dizer horrível. A nova mecânica é muito chata depois de um tempo bem curto, upar pokemon é uma merda, e sei lá, só conseguiram piorar o pacing de Kanto (que já não é tão bom). Além disso, o fato de não ter as ilhas do remake Fire red encurtaram muito o jogo, eles nem sequer adicionaram conteúdos que realmente deixam o jogo mais longo organicamente (como adicionar áreas novas pra explorar, adicionar npcs e missões paralelas, adicionar mais pokémons, adicionar mais histórias, alongar a história principal e entre um zilhão de coisas que eles podiam ter feito).
As megas evoluções, logicamente, são o ponto mais forte do jogo. Seria legal se, no próximo jogo de Pokémon, todas as mecânicas estarem presentes. Não vejo como isso pode afetar negativamente o competitivo, se, em batalhas online/Battle maison/Frontier, ter um limite de uma mecânica por time.
Mas enfim, o jogo é fofo e muito bonito, mas recomendo pegar pokemon Scarlet & Violet, Legends Arceus ou Sword & Shield ao invés desse.

Gostei mais dele do que o 5. Achei a gameplay bem mais fluida e divertida, até o momento que eu tinha liberado as armas fortes, e não vi nenhuma vantagem em experimentar com outras (já que os inimigos desse jogo são o x-man tunados, invencíveis, te veem da pqp e dão tanto dano que você morre com 3 tiros). A história é ok, achei muito corrida. Gostei bastante do mundo aberto, os colecionáveis são úteis e legais de colecionar. Um jogo bacana, mas tem coisa melhor

modo história ruim que doí, e joguei meio tarde também então não peguei a era de ouro do MP.

Não ironicamente esse jogo me ajudou muito

Muito bom, atmosfera e gameplay muito boas. A história é meio jogada, mas o resto é tudo perfeito